in , , , ,

Diadema começa a restaurar o Monumento aos Migrantes

Inspirada na temática da moradia, obra presta homenagem às famílias de trabalhadores que ergueram suas próprias casas por meio de mutirões; inauguração ocorreu em 2007

Localizada no trevo da entrada principal de Diadema, em frente ao Corpo de Bombeiros e à sede do CIESP, a escultura do Monumento aos Migrantes está em processo de restauração. A previsão é que o serviço esteja concluído até o próximo domingo, dia 28, no lançamento do Projeto Rua da Gente – Circuito entre Parques.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, o restauro do Monumento aos Migrantes está nas mãos do escultor Jorge Vargas que é o próprio autor da obra. O criador relembra que depois de sete meses de intenso trabalho, a escultura foi então inaugurada em 2007, durante uma das gestões do Prefeito Filippi.

“O tempo chuvoso da semana passada atrapalhou um pouco o andamento normal do trabalho, mas estamos confiantes que o tempo permaneça firme e ensolarado. Assim, já poderemos incluir a entrega da escultura restaurada na programação do lançamento do Projeto Rua da Gente – Circuito entre Parques e contribuir para embelezar o circuito verde linear da cidade com esse grande, belo e simbólico monumento”, explicou o secretário de Cultura de Diadema, Camilo Vannuchi, durante vistoria ao Monumento aos Migrantes.

O premiado escultor Jorge Vargas também já foi oficineiro da Prefeitura

Bastante conhecido no segmento das artes plásticas de Diadema, Jorge Vargas é peruano, mas se sente um cidadão diademense porque já reside na cidade há 24 anos. Como professor e oficineiro da Secretaria Municipal de Cultura, Vargas ensinou a muitas pessoas um pouco do seu talento nas artes plásticas, especialmente com relação às esculturas.

Com relação às competições artísticas das quais participou, Jorge Vargas destacou a premiação na Mostra de Artes de Diadema. Já no nível estadual, o escultor também venceu o disputadíssimo Mapa Cultural Paulista.

Vargas tem obras expostas em diversas cidades. Em Diadema há escultura dele no Museu de Arte Popular com o título de “Pachamama”, que significa Mãe Terra. Já no Centro Cultural do Serraria o público pode conhecer a gigante escultura da cabeça feminina, criada por ele a partir de inspiração em pintura da Capela Sistina, no Vaticano. “Aquelas grandes esculturas em relevo que decoram a fachada do Shopping Interlagos, na zona sul da capital, são trabalhos meus”, contou Vargas.

Written by Agatha Fernandes

Santo André terá faixa azul para motos na Avenida Prestes Maia

Santo André recebe cursos de capacitação paralímpica para professores e estudantes de educação física