in , , , ,

Serviço de Atenção Domiciliar da Prefeitura de São Bernardo completa 15 anos

Atendimento realizado por equipe multiprofissional da Secretaria da Saúde é responsável pelo cuidado de 320 pacientes em domicílio

Criado para propiciar atendimento humanizado, integral e equitativo no domicílio, o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Prefeitura de São Bernardo completou 15 anos no último sábado (30/03). Desde a sua implantação, mais de 6.500 pacientes já utilizaram deste recurso, que garante a continuidade do tratamento hospitalar em casa e ao mesmo tempo contribui para a otimização do uso dos leitos hospitalares municipais.

Atualmente, 320 pacientes estão sob os cuidados da equipe multiprofissional do SAD, número que, de acordo com o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple, representa mais um hospital da rede municipal. “Na prática, contabilizamos como se fossem mais 320 leitos, com o mesmo cuidado e segurança ao paciente, e com um diferencial, sendo tratados no âmbito domiciliar, com o carinho da família e dos amigos, o que confere inúmeros benefícios tanto da parte física como emocional”, destacou.

Para a paciente Luiza de Aquino de Oliveira, que recebeu tratamento do SAD após um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e hoje está de alta do serviço, o carinho não apenas com ela, mas com toda a sua família foi fundamental em seu processo de recuperação. “Toda a equipe foi muito cuidadosa comigo, mas eles não cuidavam só de mim, eles cuidavam do meu marido, tiravam as dúvidas da minha irmã. O amor que estas pessoas têm pelo seu trabalho e pelos pacientes é maravilhoso”, destacou.

Gerente do Serviço de Atenção Domiciliar há cinco anos, a enfermeira Kelly Bianchini explica que as equipes realizam as visitas de acordo com os protocolos assistenciais definidos para realizar os procedimentos que o paciente necessita, realizando, também, o treinamento do cuidador, atividade de vital importância para a segurança do paciente no domicílio, dentre outros parâmetros. “O SAD está em constante treinamento para ofertar o que há de melhor em assistência domiciliar. Destaco, nestes 15 anos de trajetória, todo o comprometimento da equipe multiprofissional com o trabalho e com a prestação de um serviço de excelência, visando a integralidade do cuidado da família”, declarou.

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL – Recentemente, o serviço recebeu destaque internacional com o 1º lugar no I Simpósio Internacional de Atenção Domiciliar (SinAD). A experiência exitosa do Serviço de Atenção Domiciliar ofertado pelo município foi considerada a melhor na classificação da elegibilidade do paciente, trajetória e alta qualificada. O prêmio máximo foi conferido ao trabalho após análise de cinco eixos propostos e apresentados no SinAD, com o tema: “Construção do Instrumento de Classificação Única Multiprofissional (ICUM) como direcionador do Plano Terapêutico Singular”, que evidenciou o paciente centrado no cuidado e as ações de implementação que auxiliam a migração do nível de atenção (Atenção Domiciliar – AD 3 à AD1) com intuito de melhor prognóstico; promoção da alta segura e qualificada entre os Serviços da Rede de Atenção à Saúde municipal.

SOBRE O SAD – O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) visa reduzir a demanda por atendimento hospitalar e (ou) o período de internação, humanizar a atenção no cuidado ao paciente, a desinstitucionalização e a ampliação da autonomia dos usuários. Trata-se de um serviço que contempla ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças, além de reabilitação, todas prestadas em domicílio e por uma equipe multiprofissional de atenção domiciliar (EMAD). A EMAP integra a rede de atenção à saúde e compõe o Departamento de Atenção Hospitalar e Urgência e Emergência (DAHUE).

Written by Agatha Fernandes

Diadema conversa com mães e familiares de pessoas no espectro autista

Centro de Formação Carlos Kopcak oferece curso gratuito de italiano