in ,

TSE torna Bolsonaro inelegível por 8 anos 

Foto: Internet

O ex-presidente foi julgado em decorrência a uma reunião realizada no Palácio da Alvorada na qual ele difamou o sistema eleitoral do Brasil 

Gustavo Frutuoso 

Por 5 votos a 2, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) foi maioria pela condenação e inelegibilidade do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, pelos próximos oito anos no país. A decisão se deu nesta sexta-feira (30), com a votação da ministra Cármen Lúcia e dos ministros Nunes Marques e Alexandre de Moraes. 

Se desenrolando durante toda a semana, essa foi a quarta sessão para a análise do caso. Bolsonaro estava sendo julgado devido a uma reunião realizada no Palácio da Alvorada com embaixadores estrangeiros, na qual ele difamou o sistema eleitoral brasileiro sem apresentar provas. 

A reunião foi transmitida pela TV oficial do governo e ocorreu pouco antes do início do período eleitoral. Durante o encontro, o ex-presidente fez ataques às urnas e ao sistema eleitoral, repetindo alegações já desmentidas de fraudes.

Com isso, Bolsonaro responde por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. 

Na defesa apresentada no TSE, foi alegado que a discussão do sistema eletrônico de votação não pode ser considerada um tema tabu na democracia e que a reunião em questão foi um evento diplomático.

Votaram a favor da inelegibilidade de Bolsonaro os ministros Benedito Gonçalves (relator), Floriano Marques, André Tavares, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes. Os ministros Raul Araújo e Nunes Marques votaram contra a condenação.

O vice na chapa de Jair Bolsonaro, Walter Braga Netto, também passou por julgamento, mas foi absolvido por unanimidade. 

Written by Gustavo Frutuoso

Mulheres em Movimento realiza festa junina em Diadema

GCM de São Bernardo que salvou vida de criança engasgada é homenageado