in

Terremoto que atingiu a Turquia e Síria deixa mais de 11 mil mortos

Foto: Internet

Este foi o maior tremor registrado na região nos últimos 83 anos 

Gustavo Frutuoso

O terremoto de magnitude 7,8 que atingiu a região central da Turquia e o noroeste da Síria na manhã da segunda-feira (6), já deixou mais de 11 mil mortos entre os países e milhares de pessoas continuam desaparecidas. O presidente turco Tayyip Erdogan visitou os locais atingidos pela primeira vez nesta quarta-feira (8). 

Segundo levantamento, este foi o maior tremor registrado na região desde 1939, há 83 anos atrás. Tendo um alcance de 250 quilômetros, o tremor impactou principalmente o povoado de Kahramanmaras, sudoente do país, próximo ao território sírio. O terremoto ainda rumou sentido Israel, Iraque, Chipre e Líbano. 

A Turquia é o local onde se possui mais vítimas, o balanço realizado na manhã desta quarta-feira mostrou que 8.754 pessoas morreram no país e 2.530 pessoas foram encontradas sem vida na Síria.

Recebendo críticas da população local por conta da “demora” para auxiliar e prestar socorro às vítimas, Erdogan disse que o Estado estava fazendo o seu trabalho. “Inicialmente havia problemas nos aeroportos e nas estradas, mas hoje as coisas estão mais fáceis e amanhã será ainda mais fácil”, destacou. 

“Mobilizamos todos os nossos recursos, o Estado está fazendo o seu trabalho”, complementou o presidente. 

O governo do país já confirmou a ajuda de mais de 70 países como EUA, Alemanha e Reino Unido, que enviarão ajuda humanitária e equipes de busca para a região. 

Written by admin

Deixe um comentário

Deputado Marcelo Lima encontra ministro Carlos Lupi em Brasília
Reunião dos parlamentares teve como pauta a previdência

Prefeitura de São Bernardo lança Encontro de Mulheres Empreendedoras