in

STF vota e o “Orçamento Secreto” é caracterizado como inconstitucional

Foto: Agência Brasil

Votação vem após o Congresso aprovar novas medidas para a distribuição da verba 

Gustavo Frutuoso

Na última segunda-feira (19), o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu por 6 votos a 5, considerar o “Orçamento Secreto” como inconstitucional. A decisão vem após uma nova medida do Congresso ter sido aprovada para a distribuição desta verba para os parlamentares.

O orçamento surgiu com a criação de uma nova modalidade de emendas parlamentares, que são recursos do Orçamento da União direcionados por deputados para suas bases políticas ou estados de origem. 

Com a nova medida, 80% da verba será destinada a indicações dos partidos políticos, de acordo com o tamanho da bancada, 15% serão destinados para a cúpula do Congresso e 5% será dividido entre o presidente da Comissão Mista de Orçamento e o relator do CMO. 

A votação entre os ministros do STF se dividiu por dois dias, se encerrando com o voto de Ricardo Lewandowski na última segunda-feira. Votaram a favor de encerrar o “Orçamento Secreto” a ministra Rosa Weber, Edson Fachin, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso e Lewandowski. 

Outrossim, os ministros André Mendonça, Nunes Marques, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes votaram para que a continuidade das emendas fossem realizadas pelo relator do Orçamento. Entretanto, que existissem critérios mais transparentes na ação. 

Written by admin

Deixe um comentário

São Caetano terá ferramenta eletrônica para identificar violência de gênero

Tarcísio de Freitas anuncia nove nomes para sua gestão em 2023