in , ,

Santo André formaliza acordo pela sustentabilidade com a Rede Global ICLEI

Principal objetivo é a elaboração do Inventário Ambiental de Gases Efeito Estufa e ações de sustentabilidade relacionadas ao Programa Santo André 500 anos

Santo André, 28 de julho de 2022 – A Prefeitura de Santo André deu um novo passo rumo à agenda global pela sustentabilidade, retomando sua parceria com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, organização internacional que atua na temática urbano-ambiental. O convênio com o ICLEI foi assinado neste mês de julho pelo prefeito Paulo Serra e formaliza a participação de Santo André em uma rede com mais de 2.500 governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável. Santo André já foi associada ao ICLEI, em 2005. 

O principal objetivo dessa retomada é a realização do Inventário Ambiental de Gases Efeito Estufa (GEE). O Inventário de GEE medirá a quantidade de emissões do município, no intuito de determinar quais instrumentos e ações serão necessários para mitigar ou neutralizar o carbono emitido no território. O ICLEI é hoje a organização que adota a metodologia aceita internacionalmente quanto à elaboração do Inventário de GEE e por isso a retomada da parceria é primordial. 

“Alinhados no tempo e no propósito, o Programa Santo André 500 Anos contempla o desenho de estratégias que possam atender localmente este compromisso global. Dentre essas estratégias, destaca-se a concepção de um Plano Municipal de Combate às Mudanças Climáticas, para o qual será necessário, enquanto premissa técnica, realizar o Inventário de GEE”, explica o superintendente da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Gilvan Junior.

“Ao reafirmar seu compromisso com o ICLEI – principal rede global de governos locais e subnacionais dedicada ao desenvolvimento sustentável, a cidade de Santo André demonstra comprometimento com o avanço da ambição climática rumo à neutralidade de carbono. Se une a mais de 2.500 cidades em mais de 130 países de todo o mundo, também comprometidas com o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, resiliente, circular, equitativo e centrado nas pessoas. Santo André tem ampliada ainda a oportunidade de acesso a projetos, recursos, capacitações, eventos e troca de experiências nacionais e internacionais, com reflexos na mitigação e adaptação à crise climática e em mais inclusão e qualidade de vida para as comunidades”, aponta o secretário executivo adjunto do ICLEI América do Sul, Rodrigo Corradi.

“Esse convênio nos municia de informações técnicas importantíssimas para planejarmos o futuro de Santo André e alinhar o município às necessidades ambientais para contribuir ainda mais com as premissas ecológicas globais”, reforça o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

Entre os principais objetivos da parceria estão a conexão a uma rede mundial de governos locais que trabalham pela sustentabilidade ambiental e, principalmente, à subrede específica de governos que tratam de Áreas Protegidas Locais. O ICLEI ainda oferecerá uma curadoria especializada ao município em temáticas urbano-ambientais alinhadas às necessidades da cidade de Santo André. Além disso, a equipe da Prefeitura de Santo André poderá participar das capacitações do ICLEI, que ocorrem uma vez ao ano nos temas relacionados a gases de efeito estufa, análises de riscos climáticos e planos de ação climática.

Written by admin

Deixe um comentário

Parque Central recebe no domingo mais de 100 animais na tradicional feira de adoção “Eu amo, eu adoto”

Instituto de Previdência de Santo André vai eliminar uso de papel e desburocratizar pedidos de aposentadoria