in , , , ,

Mês da Mulher em Diadema deixa legado para todo o ano

Políticas públicas, garantia de direitos e representatividade são fundamentais para acolher e valorizar o feminino na cidade

Durante o mês de março, a Prefeitura de Diadema, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, promoveu mais de 80 ações voltadas para o Mês da Mulher. O tema “Direitos que Transformam” permeou toda a programação como norte para empoderar as mulheres e efetivar as políticas públicas voltadas para o segmento feminino no município.

A participação popular demonstrou que a Prefeitura está no caminho certo e colaborou para definir as ações futuras. “A programação foi extensa e em todas teve a participação da comunidade. Isso foi muito positivo. O legal é que a comunidade também participou das ações nos bairros. Isso abre espaço para seguir a linha de voltar as atividades para a periferia e trabalhar com as bases”, explica a assessora da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Dejanira Benedito Moises. Entre as ações de destaque, Dejanira elenca aquelas voltadas para mulheres do Programa Frente de Trabalho. Durante o mês, as trabalhadoras participaram de palestras sobre saúde e HIV e puderam participar da Semana da Beleza. “Foi positivo porque elas são funcionárias e também moradoras da cidade. Isso também melhora a autoestima dessas mulheres”, afirmou.

Agora, a Coordenadoria fará uma avaliação das atividades e o mapeamento das demandas por região. A partir daí, será possível firmar parcerias e apresentar projetos para acolher melhor e beneficiar a vida das moradoras da cidade. “Precisamos levar o que elas realmente precisam. Diadema é muito grande e se não tem participação popular não faz sentido. Para fazer política pública tem que ir à periferia, na última casa da periferia. Se nós temos um papel político temos que construir lá fora”, ressaltou a responsável pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Cleone Santos.

Além da participação popular, a representatividade tem papel fundamental. Na Administração, a presença feminina está em 69% dos postos de trabalho. Em cargos de comando, como secretárias de pastas municipais, chegam a 50%. Mais informações em http://www.diadema.sp.gov.br/27851-em-diadema-participacao-feminina-vai-alem-do-mes-de-marco.

Programação

A abertura da programação foi com o painel “Diadema reafirmando as políticas públicas voltadas para as Mulheres”, exposto de 2 a 30 de março na recepção do Paço Municipal. Durante as semanas seguintes, foram realizadas atividades esportivas, exposições, shows, espetáculos de dança, mesas de debates, palestras, mutirão de Papanicolau e outras ações e saúde, caminhadas, lançamentos de livros e atos de resistências em diversos bairros da cidade.

O encerramento ocorreu, em 30 de março, com o lançamento do livro “ABCDelas”, da Editora Clóe. A obra literária reúne poesias de 45 mulheres dos municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema e Mauá, é fruto do projeto que leva o mesmo nome e foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc por meio da Secretaria de Cultura de Diadema. Parte da publicação será destinada a bibliotecas da região.

A programação do Mês da Mulher foi uma realização da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres em parceria com diversas secretarias municipais e instituições parceiras.

Written by admin

Deixe um comentário

4ª Caminhada do Dia Mundial de Conscientização do Autismo acontece neste domingo

GCM de São Bernardo homenageia guardas de destaque do mês de fevereiro