in , , ,

Professor da rede municipal de Ribeirão Pires conquista quarto lugar em competições internacionais de Taekwondo

Fernando Ripoli disputou provas no Campeonato Mundial e também na Copa América, que ocorreram em Arujá

O professor de Educação Física da rede municipal de ensino de Ribeirão Pires Fernando Ripoli obteve conquistas importantes para o município em dois campeonatos internacionais de Taekwondo. O atleta conquistou o quarto lugar da Campeonato Mundial e obteve o mesmo resultado na Copa América, na modalidade Poomsae, na categoria sub 50 anos.

Os campeonatos reuniram atletas de diversos países e também diversas autoridades internacionais do Taekwondo. Ambas disputas receberam apenas lutadores que atingiram a faixa preta na arte marcial, o que elevou a qualidade e a dificuldade durante as disputas.

“Nascido e criado em Ribeirão Pires, tive a satisfação de representar a Estância nesses dois campeonatos mundiais. São dois importantes campeonatos e fiquei muito feliz em atingir o quarto lugar nas duas competições”, declarou Ripoli.

Os torneios foram organizados pela Liga Nacional de Taekwondo e a WOTF (World Olympics Taekwondo Federation da Coreia do Sul), que é a Federação Olímpica Mundial de Taekwondo. Os vencedores terão a oportunidade de disputar o mundial do próximo ano, realizado na Coreia do Sul. “Fiquei muito impressionado com minha atuação nas competições e isso me dá mais determinação para competir na Coreia, em 2024”, disse o professor.

Na rede de ensino desde 2016, o professor acumula vitórias em campeonatos. Ripoli já foi tricampeão brasileiro e paulista, além de bicampeão pan-americano na modalidade. No sistema municipal de educação, o docente já deu aulas de História e Geografia.

Para a competição, o professor inovou na preparação, como a prática de exercícios de ballet. Segundo Ripoli, a rotina de atividades já melhorou em 70% a mobilidade do quadril do lutador, além de fortalecimento dos membros, equilíbrio e consistência nas posições de defesa. O docente contou com o apoio da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, que disponibilizou o CTT (Centro de Treinamento Técnico) Vereador João Netto para que o lutador pudesse treinar.

Ligação com Ribeirão Pires – A ligação de Fernando Ripoli com a cidade de Ribeirão Pires remonta à chegada de seu bisavô na Estância, em 1893. Pedro Ripoli participou ativamente na construção da linha de trem que corta a cidade e que vai até Jundiaí – Linha 10 Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). “Meu bisavô que vendeu grande parte dos dormentes da linha de trem. Se fizermos as contas, recebi os troféus e medalhas dos campeonatos exatamente 130 anos desde a chegada de meus antepassados aqui na nossa cidade”, declarou de forma entusiasmada.

Written by Ana Silva

Ribeirão Pires aprova uso de ozonioterapia na rede pública de saúde

Encontro voltado ao bem-estar e à saúde da mulher fecha Outubro Rosa em Ribeirão Pires