in , ,

Onde elas quiserem estar: na Florestan, mulheres fazem cursos antes restritos a homens

Mulheres escolhem cursos gratuitos de Elétrica Básica de Autos e Elétrica Básica Residencial da Fundação Florestan Fernandes para se capacitar e ampliar renda

As mulheres têm que fazer o que desejarem fazer. É com essa ideia na cabeça – defendida não apenas por quem é mulher, mas por todos que tem irmã, mãe ou filha – que elas cada vez mais ocupam espaços, e profissões, antes quase que reservados apenas aos homens. Exemplo disso é Giselli Ramos de Paula, que frequenta o curso de Elétrica Básica de Autos, formação oferecida gratuitamente pela Fundação Florestan Fernandes, autarquia vinculada à Prefeitura de Diadema.

Giselli, de 35 anos, é uma das duas mulheres inscritas no curso, que conta com 18 alunos frequentes. “Para a sociedade, uma mulher fazer mecânica é estranho e tem homem que acha que a gente não entende do assunto. Eu não liguei e me inscrevi!”, explica.

Ela conta que de início achou que, pelo fato de fazer muitas perguntas, os alunos homens não gostariam de sua presença, mas não foi isso o que aconteceu. “Fui muito bem recebida no curso pelos meus amigos. Hoje executamos tarefas juntos e trocamos conhecimentos”, afirma. “Nós, mulheres, conseguimos chegar onde quisermos. É só se capacitar, querer e sonhar”, completa.

E se capacitar é o que ela vem procurando fazer. Hoje trabalhando na área administrativa e operacional de uma oficina, Giselli sentiu a necessidade de saber mais sobre o ‘beabá’ envolvido na mecânica de um carro, até para ajudar a explicar aos clientes da oficina o que foi feito e o custo envolvido.

Nesse sentido, ainda segundo ela, a formação oferecida pela Florestan é essencial. “Já tinha feito Marketing digital na Fundação. Estou aprendemos muitas coisas novas. O curso é teórico e prático, isso agrega muito no meu dia a dia profissional”, afirma.

Giselli afirma estar muito satisfeita com a formação oferecida pela Fundação. “O professor é muito bom, domina a área e é atencioso. Conduz os alunos de forma que todos participam. Além disso, a estrutura que temos para as aulas práticas é boa, temos muitos equipamentos e materiais. A Florestan oferece cursos de qualidade e gratuitos”, completa.

Amy Lee Marques Araújo da Silva, 18 anos, é outra aluna da Fundação que desafia preconceitos. Ela está cursando Elétrica Básica Residencial, e é a única mulher entre os 37 alunos frequentes, divididos em duas turmas.

A aluna também elogia a formação oferecida pela Fundação e explica, de forma bem direta, a diferença de tratamento entre profissionais homens e mulheres que ainda acontece na sociedade. “Quando são homens, as pessoas acham que têm mais inteligência ou experiência, sendo que, independentemente do gênero, se o indivíduo for profissional ele terá competência para executar qualquer serviço.”

Amy, que trabalhava na área de eventos, ajudando a montar sistemas elétricos, afirma que decidiu aprimorar sua formação e obter o certificado ao perceber que o mercado para esses profissionais é “amplo a vantajoso”.

Ela também explicou porque decidiu fazer esse curso. “Acho que com essa formação minha renda vai aumentar, pois quanto mais aprendizado, mais oportunidades de trabalho. Alguns serviços necessitam de mais conhecimento e, consequentemente, pagam mais.”

Os dois cursos, Elétrica Básica de Autos e Elétrica Básica Residencial, são oferecidos na unidade II da Fundação Florestan Fernandes, que fica na Rua Santo Inácio, 90/136, no bairro Pitangueiras. No local também são ministrados cursos de Mecânica Básica de Motos e diversas formações na área de gastronomia: Auxiliar de Cozinha, Confeitaria, Chocolateria, Doces Finos, Iniciação à Cozinha Italiana, Panificação, Pizzaria, Massas Frescas e Secas, entre outros, alternadamente.

Centro de formação – Tendo a missão de democratizar o acesso à qualificação profissional de jovens e adultos, promovendo, ao mesmo tempo, políticas de reinserção ao mercado de trabalho, a Florestan oferece capacitação gratuita em diversas áreas: Administração e Gestão, Serviços, Tecnologia da Informação, Beleza, Gastronomia, Juventude, entre outras.

Além de oferecer muita diversidade em termos de formação, a Florestan Fernandes tem qualidade certificada pelo IndSat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), índice que mede a satisfação, pela população, de diversos serviços públicos. A autarquia obteve Grau de Excelência pela qualidade de suas instalações físicas e formações profissionalizantes.

No site https://florestan.org.br/ são disponibilizadas informações sobre os cursos e formações oferecidas pela instituição.

Written by Ana Silva

Em São Bernardo, reforma do Parque Salvador Arena atinge 80% de execução

MOISÉS SELERGES TOMA POSSE NESTE DOMINGO (23) COMO PRESIDENTE DOS METALÚRGICOS DO ABC