in ,

Brasil tem queda de desemprego no trimestre, segundo IBGE

Foto: Internet

Levantamento mostra melhor resultado desde 2015 no país

Gustavo Frutuoso 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o levantamento que mostra uma queda na taxa de desemprego para 8,3% no trimestre terminado em maio deste ano. O estudo foi realizado pela PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e mostra o melhor resultado nos últimos oito anos quando chegou aos mesmos 8,3%.  

Quando realizada uma comparação com o último trimestre, realizado entre dezembro e fevereiro, em relação à taxa de desocupação, o levantamento mostrou uma queda de 0,3% (8,6%). Em 2022, a taxa era de 9,8%. 

Com isso, ocorreu uma redução de 3% no número absoluto de desocupados em comparação ao trimestre anterior no Brasil, cerca de 8,9 milhões de pessoas. Este número representa uma diminuição de 279 mil pessoas em relação ao último levantamento. Quando comparado com o mesmo período em 2022, a queda é de 15,9%, cerca de 1,7 milhão de trabalhadores. 

O levantamento também mostra uma estabilização no número de pessoas ocupadas, totalizando 98,4 milhões de empregados. Em uma comparação anual, ocorreu um crescimento de 0,9%. 

Segundo o IBGE, a população fora da força de trabalho aumentou 0,6% em relação ao trimestre anterior e 3,6% em comparação com o ano passado, atingindo 67,1 milhões de pessoas. Isso representa um aumento de 382 mil pessoas no trimestre e 2,3 milhões no ano.

A população na força de trabalho, por sua vez, manteve-se em 107,3 milhões de pessoas no trimestre, mantendo-se estável em comparação com o trimestre anterior e registrando uma queda de 0,7% em relação ao ano anterior.

Written by Gustavo Frutuoso

Alesp recebe Marina Silva em debate sobre mudanças climáticas

Estudantes de Diadema gravam podcasts sobre cultura de paz