Texto: Matheus Godoy
A prefeitura de São Bernardo do Campo anunciou, nesta terça-feira (30), a construção da primeira unidade da Casa da Mulher no município. Em parceria com o Governo do Estado, responsável pelo programa, a administração são-bernardense escolheu o bairro Assunção para receber o equipamento de atendimento às munícipes.
De acordo com a prefeitura, serão investidos cerca de R$ 1,8 milhão para instalar a Casa da Mulher. O terreno, que pertence ao Poder Público, tem 260 m2 e também receberá recursos do governo de São Paulo.
A ordem de serviço para a construção foi assinada pelo prefeito Orlando Morando (PSDB), acompanhado pela primeira-dama e deputada estadual, Carla Morando (PSDB).
“Essa ocorrência, infelizmente, vem crescendo no País. Não é um problema de São Bernardo. Por isso, precisamos ampliar nossos equipamentos estruturais, destacando que já temos a Casa Abrigo – em parceria com São Caetano –, que vem realizando um importante acolhimento”, enfatizou o prefeito Orlando Morando.
O que é a Casa da Mulher?
Lançado pelo então governardor João Doria (PSDB), em agosto de 2021, o programa é voltado às políticas públicas de atendimento, proteção e acolhimento das mulheres em todo o território paulista. Na primeira fase do projeto, o executivo estadual anunciou a instação de 20 unidades da Casa da Mulher em diferentes localidades.
Agora em São Bernardo do Campo, a futura Casa da Mulher oferecerá atendimento psicossocial, orientação jurídica e acompanhamento às vítimas de violência doméstica e vítimas de discriminação. A unidade comportará salão multiuso para palestras, apresentações, encontros temáticos e pequenos eventos, assim como espaço culinário, sala jurídica, entre outros.
“A finalidade é proporcionar o atendimento e o acolhimento necessários à mulher com foco no rompimento do ciclo da violência e na superação da situação de violência ocorrida, contribuindo para o seu fortalecimento e o resgate da cidadania. Será uma ação que terá participação de demais setores, como a Saúde e a Educação, entre outros órgãos”, pontuou o secretário de Assistência Social André Sicco, que também esteve na assinatura da ordem de serviço.
Foto: Divulgação / Prefeitura de São Bernardo do Campo