in , , ,

CGE de São Caetano envia alerta e GCM apreende veículo clonado ao passar pelas câmeras de videomonitoramento

Mais um caso de sucesso da integração entre o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura de São Caetano e as Forças de Segurança, representadas pelas Polícias Civil e Militar e a GCM (Guarda Civil Municipal): uma equipe da ROMU (Rondas Ostensivas Municipais) apreendeu na manhã desta terça-feira (7/5), no Bairro Barcelona, um veículo Toyota Etios, clonado de outro veículo da mesma marca, que veiculava em Rondônia. O condutor do Etios foi encaminhado à Delegacia Sede.

A apreensão deu-se após um alerta do CGE informando as características de um veículo clonado identificado pelas câmeras de videomonitoramento. Em minutos, a equipe da ROMU que acompanhava o Etios pediu para o veículo estacionar e realizou a abordagem ao condutor.

Fotos: Eric Romero / PMSCS

Durante a vistoria do veículo, constatou-se que seus sinais identificadores apresentavam-se fora dos padrões de fábrica e, diante dos fatos, tanto veículo quanto condutor foram conduzidos à Delegacia Sede, onde foi elaborado o Boletim de Ocorrência.

“Mês a mês, São Caetano tem recebido dados da Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo com queda nos índices criminais e isso é consequência de ações conjuntas das Forças de Segurança na cidade (GCMs, Policiais Civis e Militares), contando sempre com efetivos investimentos da Prefeitura. Os números são resultado também do patrulhamento preventivo intenso e dos bloqueios policiais, que ampliam a sensação de segurança e oferecem tranquilidade à população de São Caetano”, explica o secretário municipal de Segurança, Sallum Kalil Neto.

TECNOLOGIA

O uso das tecnologias existentes no CGE são de vital importância na detenção de pessoas procuradas pela Justiça, possíveis criminosos e veículos clonados, como foi este caso. As câmeras, estrategicamente posicionadas, contam com alta tecnologia, que capturam imagens e as transformam em dados que, armazenados, servem de aliados importantes na elucidação de casos.

“É uma inovação que alia inteligência artificial e algoritmo, que capta todas as placas de carros que passam pelo sistema de videomonitoramento e, assim, é possível identificar em tempo real, a partir de imagens nos bancos de dados, placas suspeitas, permitindo a realização do trabalho de inteligência de forma mais efetiva”, explicou o secretário de Governo, Jefferson Cirne da Costa.

Written by Agatha Fernandes

São Caetano envia equipamentos de resgate e 12 toneladas de doações ao Rio Grande do Sul

Prefeito Orlando Morando autoriza início das obras do novo Centro Integrado de Monitoramento