in , , , ,

Busca ativa de tuberculose começa dia 17 em Diadema

Ação conta com participação de todas as UBSs; diagnóstico precoce aumenta as chances de cura total do paciente e interrompe a transmissão da doença

Identificar sintomas para diagnosticar precocemente a tuberculose (TB) é o principal objetivo da Campanha de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios, que terá inicio na próxima quarta-feira (17/04) em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Diadema. Para marcar a data, está prevista, entre as 9h e 12h, ação na Praça Lauro Michels, na região central da cidade.

Para isso, equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e do Consultório de Rua abordarão pessoas que passarem pelo local e arredores para orientar sobre a doença, seus sintomas e tratamento, bem como buscar indivíduos com sinais sugestivos de TB e, na presença deles, avaliação de saúde e realização de testes ou outros procedimentos que possam ser aplicados de modo simples e rápido.

A enfermeira do Serviço de Epidemiologia e Controle de Doenças (ECD) do município, Edineide de Brito Sousa, explica que o rastreamento inicial pode ser baseado na busca de sintomas como tosse por período igual ou maior a três semanas. “Assim, pessoas com tosse persistente são consideradas com possibilidade de estar com tuberculose pulmonar ou laríngea”, detalha.

Além da tosse com ou sem catarro, outros sintomas da TB são febre, principalmente no período vespertino, perda do apetite, emagrecimento, sudorese noturno, cansaço crônico e desânimo. Causada pelo bacilo de Koch, a tuberculose é uma doença infecciosa, que pode ser transmitida de pessoa para pessoa. Atinge principalmente os pulmões, mas pode acometer em gânglios, ossos, intestinos e meninges.

Em 2023, foram registrados 275 casos no município. Nos primeiros três meses deste ano, 25 pessoas começaram o tratamento na rede municipal, considerando casos novos e retratamentos por recidiva ou abandono.

Tratamento

O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura total do paciente e interrompe a transmissão da doença, já que após duas semanas o doente para de transmitir o bacilo. Entretanto, o tratamento dura, no mínimo, seis meses e, caso haja interrupção, pode comprometer ainda mais a saúde do doente.

Os indivíduos diagnosticados realizam tratamento diretamente observado (TOD) nas UBSs. Nessa modalidade, a pessoa ingere o medicamento no serviço de saúde sob a supervisão de um profissional de saúde. A adesão ao tratamento pressupõe uma atuação comprometida e humanizada dos técnicos. “Sua realização traduz uma oportunidade única de aproximação entre profissionais e pacientes pelo fortalecimento do vínculo, possibilitando a identificação de riscos para a não adesão ao tratamento e o estabelecimento de uma relação mais sólida entre serviço de saúde, paciente e família”, ressaltou Edineide.

As equipes profissionais passam por atualização de conhecimento permanente. Em março, em parceria com a SPDM/PAIS, a SMS promoveu formação para profissionais da Atenção Básica e a próxima está prevista para maio deste ano.

Combate a TB

Entre as estratégias de controle e prevenção da doença estão o diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento. “Nesse sentido, a busca ativa de sintomáticos respiratórios realizada permanentemente por todos os serviços de saúde tem impacto significante no controle da doença”, afirma a coordenadora de Vigilância em Saúde, Cristina Marins.

A vacina BCG, aplicada em recém-nascidos e disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é usada como medida preventiva complementar e protege contra as formas graves da doença.

Anualmente, são realizadas duas campanhas para intensificação de busca ativa, uma em março e outra em setembro. Neste ano, devido à situação epidemiológica da dengue no município, a busca ativa foi transferida para o mês de abril. A campanha segue até 30 de abril em todas as UBSs da cidade.

Serviço:
Campanha de busca ativa de tuberculose
A partir de 17 de abril de 2024 em todas as UBSs.
Confira o endereço em https://portal.diadema.sp.gov.br/ubs-por-bairro/.

Written by Agatha Fernandes

GCM de São Caetano captura homem procurado pela Justiça no Bairro Santa Paula

Doutorado na USCS aborda formação intraempreendedora no setor público