in , , ,

GCMs de São Bernardo que libertaram reféns em assalto ganham homenagem

Graças à atuação dos guardas, um criminoso foi detido e duas vítimas foram resgatadas com sucesso

A Prefeitura de São Bernardo prestou homenagem nesta quarta-feira (27/9) aos Guardas Civis Municipais (GCM) que se destacaram em suas ações de proteção à população no mês de agosto. Foram reconhecidos os GCM 1ª Classe Vagner de Pontes e GCM 3ª Classe Talisson Soares, que atuaram em ocorrência em que criminosos invadiram uma farmácia e fizeram reféns, no bairro Demarchi. Graças à atuação dos guardas, e com o apoio da Polícia Militar, vidas foram preservadas e um criminoso foi detido.

O prefeito Orlando Morando participou do encontro ao lado dos familiares dos agentes de segurança e fez questão de ressaltar o compromisso da administração com ações efetivas para o melhorar as condições de trabalho e bem-estar dos agentes de segurança. “Assumi um compromisso no início da administração e aumentamos em 50% a gratificação por periculosidade dos nossos agentes. Também investimos em novos armamentos, viaturas e treinamento dos guardas. Se esta ocorrência teve um bom desfecho é porque nossa corporação está preparada”, declarou.

Na ocorrência, um trabalhador ficou cerca de 40 minutos sob a mira de uma arma. Uma cliente com uma criança de colo, de apenas 8 meses, também foi retida pelos criminosos. Desconfiando da postura da dupla de bandidos, os agentes de segurança, que faziam patrulhamento preventivo no bairro, deram a volta no quarteirão e retornaram ao estabelecimento, observando que um dos indivíduos colocava diversos pertences da farmácia dentro da mochila. A Polícia Militar foi acionada e, após negociação, o criminoso se entregou.

“Conheço bem o Pontes, trabalhamos juntos e sei o quanto ele se dedica à nossa GCM. Tanto ele quanto o Talisson foram assertivos nessa ocorrência, demostrando que o treinamento recebido pela corporação surte efeito, resultando em um dos indivíduos presos. Eles são exemplos para os demais”, declarou o Comandante da GCM, Carlos César Ferreira.

CRIANÇAS E PROFESSORES A SALVO – Outro guarda homenageado foi o GCM 3ª Classe Araújo Souza, que na tarde do dia 29 de agosto impediu uma tentativa de invasão à EMEB Ana Maria Poppovic, no Jardim Ipê. As câmeras de segurança interna da unidade escolar detectaram a presença de quatro indivíduos pulando os muros da EMEB, sendo um deles portando um artefato não identificado. O GCM foi acionado pela equipe escolar e perseguiu os invasores na área interna da escola. Os criminosos fugiram do local, mas a segurança da unidade foi preservada.

Para o secretário de Segurança Urbana da cidade, Coronel Carlos Alberto dos Santos, o grau de profissionalismo dos guardas municipais fez a diferença nos resultados positivos da corporação. “Com qualificação técnica, nossos GCMs atenderam de maneira brilhante as ocorrências. Eles tinham a vida deles e a da população para preservar e assim o fizeram. Tudo isso é fruto da qualificação profissional pela qual passam. São ações que vão ficar na história da nossa cidade”, completou.

Eleitores vão às urnas neste domingo para escolher conselheiros tutelares

Deputado Luiz Fernando busca Instituto Federal para o Grande ABC em Brasília