in , , ,

Deputada Carla Morando preside Ato Solene em comemoração aos 10 anos da Associação Pró-Cura da ELA

Segunda-feira, dia 26/06, a deputada estadual Carla Morando presidiu ato solene, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em comemoração aos 10 anos de fundação da Associação Pró-Cura da ELA- Esclerose Lateral Amiotrófica.

Deputada estadual que mais destinou emendas parlamentares para entidades assistenciais na 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e coordenadora da Frente Parlamentar em Prol das Entidades Assistenciais, Morando enalteceu o trabalho da entidade e colocou-se à disposição para auxiliar no trabalho de saúde e cuidado com os pacientes e familiares das pessoas portadoras da doença.

“ELA é uma doença neurológica degenerativa progressiva que precisa de atenção e acolhimento tanto para o paciente quanto para a família. Quanto mais pessoas souberem da doença, mais apoio teremos e assim conseguiremos alcançar mais pessoas e sensibilizar e engajar a sociedade em prol desta nobre causa”, disse a deputada.

Durante a solenidade, que contou com a presença da socialite Beth Szafir, o fundador e presidente do Conselho Administrativo da Pró-Cura da ELA, Jorge Camilo Abdala Júnior, e a presidente Lina Rose Lina Rose Galvão Pádua, destacaram a importância do Ato Solene realizado pela deputada e apresentaram números do trabalho da Associação Pró-Cura da ELA que promove através de seus voluntários assistência social, informação, orientação, cuidado e o acolhimento aos pacientes de ELA e seus familiares.

A história da Pró-Cura da ELA, organização sem fins lucrativos, começou em junho de 2013 por meio do trabalho de seus fundadores: Jorge e Christina Abdalla, Sandra Mota e José Léda, Andreza Diaféria e seu então esposo Fernando, e a Dra. Alessandra Dorça.

ELA afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva e acarreta paralisia motora irreversível. A doença ficou mundialmente conhecida em 2014 com o Desafio do Balde de Gelo, que mobilizou milhares de pessoas em todo o mundo, com a adesão de muitas celebridades globais e nacionais. Foi uma ação importante pois a Pró-Cura arrecadou mais de meio milhão de reais com a campanha e conseguiu adquirir dezenas de equipamentos e suprimentos para os pacientes. Estima-se que entre 13 e 15 mil brasileiros são pacientes de ELA. “Faz-se necessário um olhar mais amplo e contundente em favor das pessoas portadoras da doença e da ampliação das políticas públicas que possam garantir um atendimento de qualidade para o paciente e orientação especializada para a família”, concluiu a deputada que é fisioterapeuta e trabalhou durante anos no CAISM e no Hospital Mário Covas de Santo André, realizando trabalho na área de Saúde da Mulher por mais de cinco anos, na reabilitação pós-cirúrgica de mastectomia e tratamento de câncer de colo do útero.

Prefeitura de São Caetano entrega EMI Josefina Cipre Russo após obras de requalificação

Adilson Sapão toma posse como novo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São André e Mauá