Gustavo Frutuoso
Nesta segunda-feira (1), a região do ABC atingiu 52 casos confirmados da varíola dos macacos. Tendo uma crescente de 24% nos últimos dias, São Bernardo e Santo André continuam no topo entre as cidades mais infectadas no estado de São Paulo.
Segundo o Ministério da Saúde, dos 1.369 casos da monkeypox registrados no país, São Paulo representa 75% dos infectados (1.031). A capital do estado soma 837 casos, São Bernardo 19 e Santo André 17.
Com os números de registros aumentando cada vez mais, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou na segunda-feira (1) em sua rede social que o Brasil receberá o antiviral Tecovirimat. Já sendo utilizado nos EUA, o antiviral ainda não possui dados que demonstrem sua eficácia. Segundo o ministro, o Tecovirimat será usado em casos mais graves no primeiro momento.
Cerca de 52 municípios registraram algum caso da monkeypox no estado de São Paulo, a cidade de Ribeirão Pires, confirmou seu primeiro caso ontem. Apenas Rio Grande da Serra ainda não possui episódio da doença.