Plano de melhorias para a área, localizada às margens da Represa Billings, inclui desde obras de saneamento e regularização fundiária até estrutura de lazer para a comunidade
Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (1/6) no Palácio dos Bandeirantes, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, apresentou ao secretário de Governo do Estado, Marcos Penido, e ao secretário executivo de Projetos, Orçamento e Gestão de São Paulo, Reinaldo Iapequino, o projeto de urbanização integrada e melhoria da infraestrutura dos loteamentos Parque Ideal I e II, Novo Horizonte I e II, Parque dos Químicos, Nova América, Chácara e Cruzeiro do Sul, na região do Alvarenguinha. Trata-se de conjunto de obras que incluirá saneamento, contenção de encostas, pavimentação, regularização fundiária, lazer completo, além de recuperação ambiental da Represa Billings.
“Foi uma reunião muito positiva, tendo em vista que o projeto de urbanização do Alvarenguinha foi colocado como prioritário pelo Governo do Estado. Ficou acordado que o secretário Marcos Penido nos dará o retorno sobre a contratação do projeto até o fim de junho. É mais um importante avanço para São Bernardo numa região de manancial, localizada às margens da Represa Billings”, ressalta o chefe do Executivo de São Bernardo.
A agenda também contou com a presença do presidente da CDHU, Silvio Vasconcellos, do secretário de Habitação de São Bernardo, João Abukater, do vice-prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, e do assessor executivo da CDHU.
Juntos, os oito loteamentos contemplados no projeto ocupam área de 48,5 hectares e acolhem cerca de 1.300 famílias. “O objetivo do projeto é promover a melhoria da infraestrutura urbana da região, desenvolver estratégias de uso e ocupação do solo compatíveis com área de mananciais e promover regularização fundiária dos assentamentos”, explica o secretário de Habitação de São Bernardo, João Abukater.
SOLUÇÕES HABITACIONAIS – A Prefeitura de São Bernardo tem trabalhado, desde 2017, em projetos de urbanização integrada para atender a população. Neste sentido, a solução habitacional envolve desde a consolidação de moradias, recuperação ambiental, produção de unidades habitacionais, trabalho social e regularização fundiária. Juntos, os projetos habitacionais beneficiam 25.884 famílias e demandam investimentos de mais de R$ 1,16 bilhão.
As melhorias atendem famílias dos bairros Areião, Monte Sião, Sabesp, Vila dos Estudantes, Parque Imigrantes, Jardim Represa, Vila Feliz, Novo Parque, Vila Canarinho, Capelinha/Cocaia, Divinéia/Pantanal, Alvarenga/Peixoto, Jardim Ipê, Sítio Bom Jesus, Vila Esperança, Jardim Silvina e Parque São Bernardo.