in , , , ,

Participação popular marca a construção do Plano Municipal de Segurança Alimentar de Mauá

Audiência Pública para debater o tema foi realizada na Câmara Municipal; Sugestões ainda podem ser enviadas

A Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, em conjunto com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA), realizou nesta quarta-feira (21) uma audiência pública para debater a construção do plano de ações estratégicas 2025-2028. Intitulado Plano Municipal de Segurança Alimentar, o documento visa garantir o direito humano à alimentação, abordando eixos estratégicos e metas prioritárias.

A atividade foi realizada no plenário da Câmara Municipal e reuniu nomes como Élbio Mota, superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, e Rita de Cássia, do Conselho Regional de Segurança Alimentar e Nutricional da Grande São Paulo (CRSANS). Também estiveram presentes o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Hélio Tomaz Rocha, o presidente do COMSEA-Mauá, Alex Trajano, e o vereador José Luiz Cassimiro. Cerca de 130 pessoas acompanharam a ação.

“Precisamos formular um plano que contemple, em seus autos, a ampliação do acesso à alimentação adequada, o apoio às hortas comunitárias e escolares, o incentivo à agricultura urbana, a promoção de feiras de alimentos saudáveis, além da realização de campanhas educativas. Esse é o compromisso do nosso governo”, destacou o secretário Hélio Rocha.

Na audiência, os participantes receberam um questionário para que pudessem apresentar sugestões ao plano. O documento já está sendo analisado, e algumas propostas serão incorporadas ao texto final. Quem quiser contribuir ainda pode participar: basta acessar o link https://abrir.link/VrpgP.

A estimativa dos técnicos é que o documento final do Plano Municipal de Segurança Alimentar seja concluído até o final de junho.

Dados – Durante a audiência foram apresentados números que demonstram tanto o trabalho já realizado quanto os desafios que a Prefeitura de Mauá ainda enfrenta. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, há hoje na cidade 19.133 famílias em situação de extrema pobreza. Como parte das ações para enfrentar o problema, somente em 2024 a Prefeitura distribuiu 550 toneladas de alimentos, serviu 428.475 refeições por meio do Café do Trabalhador, 263.059 refeições pelo Restaurante Popular Central e mais de 1 milhão de refeições escolares, entre outras políticas públicas.

Santo André participa de Fórum Internacional de Patrimônio Histórico em Portugal visando reconhecimento da Unesco