in , ,

Vacimóvel nas Feiras de Diadema aplica 528 doses de vacinas no primeiro fim de semana

Foto: Adriana Horvath e Divulgação

Texto: Redação | Luciana Yamashita

Para facilitar o acesso à vacinação e aumentar a cobertura vacinal, a Prefeitura de Diadema iniciou o Vacimóvel nas Feiras neste fim de semana. Foram aplicadas 528 doses de vacinas, sendo 509 contra influenza, 10 de febre amarela, seis contra Covid-19 e três SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola).

O veículo adaptado ficou estacionado em pontos de fácil circulação nas feiras de Piraporinha, no sábado (17/05), e do Centro, neste domingo (18/05).

O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, esteve hoje na feira livre na Rua Manoel da Nóbrega para acompanhar a iniciativa e incentivar a população a se vacinar. O chefe do Executivo também aproveitou para tomar a vacina contra influenza.

“Domingo é dia de feira e agora também de vacinação. O Vacimóvel nas Feiras é uma grande força-tarefa, com integração entre Saúde e Segurança Alimentar, para propiciar vacinação nas feiras. A cada semana, o Vacimóvel estará em um lugar, que será anunciado nas redes sociais da Prefeitura. É uma ação muito importante para ficar com a carteira de vacinação em ordem e a saúde também. A vacina salva vidas”, destacou. 

O Vacimóvel possui estrutura adequada para armazenamento das doses e aplicação de vacinas de forma ágil, segura e gratuita.

A ação é uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Segurança Alimentar. Acompanhe a programação do Vacimóvel nas Feiras no site e nas redes sociais da Prefeitura.

Vacinas disponíveis

As vacinas protegem a população contra as doenças e reduz o risco de complicações. Os imunizantes disponíveis neste fim de semana fazem parte do calendário básico de vacinação do Ministério da Saúde.

O público-alvo que pode receber a dose contra influenza foi ampliado para todas as pessoas com idade a partir de seis meses na cidade.

A vacina contra febre amarela pode ser aplicada em crianças de nove meses a menores de cinco anos, com uma dose de reforço. Já para população entre cinco e 59 anos, a dose é única.

Já a dose contra sarampo está indicada para pessoas de 12 meses de idade a 59 anos e, em caso de surto, crianças menores de um ano a seis meses também podem ser vacinadas.

Durante a semana

De segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade estão preparadas para receber a população e aplicar vacinas, de acordo com cada público-alvo. Confira os endereços em https://portal.diadema.sp.gov.br/vacinas/.

São Caetano inaugura Centro de Inteligência Epidemiológica e Doenças Infecciosas

SA: Banco de Leite do Hospital da Mulher é revitalizado e passa a contar com carro para coleta domiciliar