São Paulo, 12 de maio de 2025– O Deputado Federal Fernando Marangoni (União Brasil/SP) participou, na manhã desta segunda-feira (12), de um encontro com estudantes do curso de Direito da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo.
Advogado e ex-secretário de Estado em São Paulo, Marangoni foi convidado pela professora e juíza Vanessa Ribeiro Mateus para integrar o evento, que faz parte do Projeto Missão Brasília — uma atividade de extensão promovida pelos alunos do 5º semestre do curso de Direito, com apoio do coordenador do curso, professor Fernando José da Costa. A iniciativa é voltada à aplicação prática do conhecimento jurídico.
No projeto, os estudantes selecionam proposições legislativas em tramitação no Congresso Nacional, aprofundam o estudo sobre os temas escolhidos e promovem debates com autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil.
O Projeto de Lei nº 1774/2023, de autoria do deputado Marangoni, que trata da doação presumida de órgãos, foi o tema central da edição e serviu como base para o debate entre os futuros juristas. A proposta visa promover mudanças significativas na política nacional de transplantes, com o objetivo de ampliar o número de doadores no Brasil.
Durante sua participação, Marangoni apresentou os principais aspectos técnicos e sociais da proposição, explicou os trâmites legislativos do Congresso Nacional e destacou a relevância da medida para o país. Ele também compartilhou sua trajetória política, discutiu os desafios do cenário atual e reforçou a importância do diálogo entre o Parlamento e a academia.
“Como advogado e professor universitário, fico muito feliz em ver tantas pessoas, jovens, interessadas em assuntos tão importantes e que vão reger o futuro do nosso estado, do nosso Brasil. Tenho um carinho muito grande pela classe acadêmica”, afirmou o parlamentar.
O evento contou com ampla participação e presença expressiva de estudantes, proporcionando uma rica interação entre os alunos e o poder legislativo, e estimulando a formação crítica e cidadã dos futuros juristas.