in , ,

Ribeirão Pires celebra tradição e fé na 87ª edição da Festa de Nossa Senhora do Pilar

Evento reuniu cinco mil pessoas no entorno da Capela do Pilar e promoveu resgate de costumes históricos da cidade

A fé, a cultura e a tradição tomaram conta do bairro Pilar Velho, em Ribeirão Pires, nesta quinta-feira (1), com a realização da 87ª edição da Festa de Nossa Senhora do Pilar. O evento, que reuniu cerca de 5 mil pessoas no entorno da tricentenária Capela do Pilar, foi marcado por manifestações religiosas, apresentações musicais, atividades esportivas, feira de artesanato, gastronomia típica e solidariedade.

Organizada pela Paróquia Santa Luzia com apoio da Prefeitura de Ribeirão Pires, a programação começou logo cedo, às 6h, com a 3ª Corrida e Caminhada de Rua, reunindo atletas e famílias da região. A tradicional procissão e as missas celebradas ao longo do dia mobilizaram fiéis e devotos vindos de diversas cidades. Entre as atrações, também estiveram o passeio ciclístico e a apresentação especial do cantor católico Davidson Silva, que emocionou o público com seu repertório de louvor.

“Uma oportunidade para todos nós renovarmos nossa devoção à Nossa Senhora do Pilar. Uma oportunidade de viver em comunhão com as pessoas, renovando o espírito, renovando as energias, já que a Capela está em meio à natureza. As pessoas são motivadas pela fé a visitar Ribeirão Pires, para aproveitar esse momento de celebração com pessoas de paz”, comentou o padre Clemilson Teodoro, da Paróquia Santa Luzia.

A festa também atraiu grupos de peregrinos vindos de outras cidades. “É gratificante estar aqui hoje e na estrada na peregrinação a Aparecida (SP). Agradecemos a acolhida de todos”, afirmou o romeiro Elísio Ferreira Neto, integrante do grupo paulistano “A Fé Está no Pé”, que participa da Festa do Pilar pelo terceiro ano consecutivo. O grupo é formado por devotos de Nossa Senhora Aparecida e realiza trajetos religiosos por todo o estado.

O prefeito Guto Volpi destacou a importância do evento para a cidade. “A Festa do Pilar é o evento mais tradicional da nossa cidade, e um dos mais simbólicos. Resgata a memória de Ribeirão Pires e enaltece nossas raízes culturais. A programação é parte, inclusive, do Circuito Religioso, que fortalece as atrações da cidade para o turismo”, afirmou.

Com entrada gratuita e solidária, a festa incentivou a doação de 1kg de alimento não-perecível ou ração para pets. Os itens arrecadados serão destinados a ações sociais e de proteção animal no município.

Criada em 1936, a Festa de Nossa Senhora do Pilar é considerada o evento religioso mais tradicional de Ribeirão Pires. Desde 1978, conta com o apoio oficial da Prefeitura, que contribui com a estrutura e organização, preservando o caráter devocional e comunitário da celebração.

Prefeito Marcelo Oliveira busca recursos e parcerias em Brasília para inclusão e geração de empregos

Procon Santo André orienta consumidores para compras do Dia das Mães