in , ,

Resgate de carcará e cães do mato reforçam atuação do Zoo de São Bernardo

Equipamento recebeu ave de rapina e três filhotes, recuperados pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Ambiental, respectivamente; em 2025, espaço já acolheu 94 animais

Referência em conservação das espécies e com abordagem focada na educação ambiental, o Zoo municipal de São Bernardo recebeu, nesta semana, um carcará e três filhotes de cão do mato para tratamento no ambulatório da unidade. Após apreensão da Polícia Militar Ambiental, os filhotes de cachorro do mato (2 fêmeas e 1 macho) foram encaminhados ao local no fim da tarde de quarta-feira, enquanto o carcará, ave de rapina da família do falcão, chegou para os cuidados veterinários nesta quinta-feira (24/4), depois de ficar machucado em linha de pipa com cerol.

“Os cachorros não têm condição nenhuma de soltura porque são muito pequenos e podem virar presas fáceis, se forem reinseridos na mata. Eles têm aproximadamente 30 dias, muito mansos e em bom estado de saúde. Já o carcará, que também é filhote, com menos de um ano, está com as penas da asa fraturadas, mas sem lesão óssea, o que é um bom indicativo para poder fazer uma soltura mais para frente. Ele foi medicado e também passou por uma bateria de exames clínicos”, contou Marcelo Gomes, veterinário do Zoológico.

Além de receber animais resgatados, o Zoo municipal também funciona como centro de tratamento e recuperação de animais da fauna silvestre vítimas de maus tratos. Os casos podem ser denunciados pelo telefone 153 da GCM Ambiental, 4330-6007 da Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma) e 190 da Polícia Militar.

O Zoo de São Bernardo fica nas dependências do Parque Estoril (Rua Portugal, 1.100), na região do Riacho Grande.

O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, destacou a atuação dos profissionais do Zoológico no trabalho de preservação das espécies. “A equipe do Zoo se dedica de forma incansável a cuidar dos animais resgatados e na sua recuperação. Importante lembrar que cerca de um terço desses animais consegue se recuperar e voltar à natureza, graças ao trabalho destes servidores públicos”, pontuou.

BALANÇO – O Zoo municipal já recebeu, em 2025, 94 animais resgatados. Entre eles os três cachorros do mato e o carcará, mas também um gavião pombo, jacu, garça, tucano de bico verde, pica-pau, diversos passarinhos, gambás e urubus. A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo pode ser acionada pelo telefone 153 por qualquer munícipe identifique um animal, seja ele ave, mamífero e réptil, fora do seu habitat natural.

PRESERVAÇÃO DA FAUNA – O Zoológico Municipal é uma instituição voltada ao cuidado do animal silvestre na região. Trata-se de um dos principais instrumentos da administração para a preservação e cuidado com a fauna e a flora do município. O espaço conta atualmente com 32 recintos de exposição e abriga 350 animais de 90 diferentes espécies, em viveiros adaptados para atender as necessidades de cada um.

GCM de Diadema realiza maior apreensão de drogas do ano, com 6.677 porções de entorpecentes apreendidas

Na China, Ricardo Nunes e Orlando Morando avaliam soluções tecnológicas para ampliar o Smart Sampa