in , ,

CRI de Ribeirão Pires inicia programação especial com atividades no Parque Oriental

Primeiro dia reuniu cerca de 100 idosos em oficinas de bem-estar e integração; iniciativa segue até o fim de abril

O Centro de Referência do Idoso (CRI) de Ribeirão Pires deu início, nesta quarta-feira (16), a uma série de atividades especiais voltadas ao público atendido pela instituição. O primeiro dia de programação aconteceu no Parque Oriental e contou com a participação de cerca de 100 moradores, que desfrutaram de oficinas temáticas ao ar livre, incluindo Yoga, Danças, Cantoterapia, Ginástica, Alongamento e Violão, além de um lanche especial.

A iniciativa faz parte de uma programação diferenciada organizada para a segunda quinzena de abril, com objetivo de proporcionar momentos de lazer, aprendizado e fortalecimento de vínculos. O CRI atua com foco na prevenção e promoção de direitos, oferecendo atividades que estimulam o desenvolvimento pessoal, o convívio familiar e comunitário.

Moradora do Centro Alto, Célia Félix, de 57 anos, participou do primeiro dia e celebrou a oportunidade: “O CRI ajuda a gente no dia a dia com as atividades, fortalece as nossas amizades e clareia as ideias”, comentou a aluna de ritmos e alongamento.

José Natal dos Santos, de 76 anos, um dos frequentadores mais antigos da instituição, também aprovou o passeio. “Estar com os amigos num ambiente diferente, fora do CRI, dá mais ânimo ainda”, disse o aluno das oficinas de Dança, Ginástica, Música e Violão.

O secretário de Assistência, Participação e Inclusão Social, Leonardo Biazi, reforçou a importância da ação. “O cuidado com os idosos é uma das prioridades da gestão. Criar oportunidades de vivência fora do espaço institucional fortalece o vínculo entre os participantes e amplia os benefícios das atividades realizadas no dia a dia do CRI”. Também prestigiou a atividade o secretário de Turismo, Emerson Gilarde.

Programação – No dia 21 de abril, será realizada uma viagem com pernoite para Salto de Itu, onde os idosos conhecerão pontos turísticos e históricos da região. O roteiro inclui visita à Fazenda Chocolate, ao Monumento Nossa Senhora de Monte Serrat, ao Parque Rocha Montone, ao Pavilhão das Artes – Memorial do Tietê e à Igreja Monte Serrat, com retorno previsto para o dia 22 de abril. A proposta é enriquecer a vivência cultural dos participantes e ampliar o contato com a história e tradições do interior paulista.

Encerrando o mês, entre os dias 23 e 30 de abril, o Centro abrirá inscrições para uma nova rodada de Oficinas Temáticas, com foco em temas fundamentais para a qualidade de vida na terceira idade. Estarão disponíveis atividades como Desbravando Vidas – Emocional, Ative a Mente, Saúde Física e Mental da Pessoa Idosa, Estatuto da Pessoa Idosa, Arte Terapia para Idoso, Pilares para Idosos e Cuidando da Autoestima – Oficina de Beleza e Massagem.

Docente e estudante da USCS estão entre as finalistas da etapa brasileira do VI Hackathon Harvard

Ribeirão Pires promove Semana da Dança com atividades gratuitas