Texto: Matheus Godoy
A prefeitura de Diadema divulgou o balanço de ações da Guarda Civil Municipal desde o início da gestão Taka Yamauchi (MDB), que se iniciou no primeiro dia do ano. Neste trimestre, por exemplo, a corporação aumentou o número de automóveis vistoriados, de 130 para 195, quando comparado ao mesmo período do ano passado.
Outro aumento significativo foi dos automóveis apreendidos pela Lei 2135/2002, que passaram de 98 para 143, um crescimento de 46%. Cabe ressaltar que essa legislação municipal estabelece os limites de emissão de sons e ruídos.
O número de motocicletas apreendidas também subiu, de 129 para 189, registrando o aumento de 47%. As abordagens de pessoas passaram de 784 para 1223.
Durante o trimestre, as operações da GCM resultaram em algumas apreensões relacionadas ao tráfico de drogas. Houve 17 casos de apreensão e foram confiscadas 2.467 papelotes de maconha, 1316 invólucros de cocaína, 855 papelotes de crack, 105 unidades de LSD e 78 unidades de skunk.
A prefeitura diademense explica que o número de rondas aumentou 6%, com 41.037 atividades realizadas. Os flagrantes passaram de 17 para 29.
“A GCM de Diadema tem demonstrado, com números e resultados concretos, a importância de uma presença forte e estratégica nas ruas. O aumento das apreensões, das rondas e do combate a eventos que perturbam a ordem pública é uma prova do nosso compromisso com a segurança. Seguiremos intensificando essas ações para assegurar um ambiente cada vez mais seguro para todos”, explicou o prefeito Taka.
O secretário de Segurança Cidadã, Paulo Pinheiro da Silva, reforçou o compromisso da GCM na cidade do Grande ABC. “O trabalho da GCM de Diadema nos três primeiros meses de 2025 destaca o nosso compromisso em intensificar as ações de segurança pública. Os resultados positivos são fruto de estratégias eficazes que combinam prevenção, combate direto à criminalidade e uma presença mais robusta nas ruas, garantindo maior proteção e tranquilidade para todos”, disse.