A Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) apresentou o mercado brasileiro de Turismo de Negócios aos países do BRICS (Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã) durante o Meet Global Mice Congress, um dos maiores eventos internacionais do segmento. O congresso, realizado entre 15 e 18 de dezembro em Moscou, reuniu governos, entidades e executivos para promover o intercâmbio, formar parcerias e atrair investimentos.
Ao longo do evento, a Fhoresp interagiu com representantes de diversos países do bloco, como Rússia, China, Índia e África do Sul, destacando as vantagens competitivas do Brasil no mercado de eventos corporativos, conferências e exposições. O Brasil ocupa atualmente a 8ª posição no ranking global de viagens de negócios e é um dos principais líderes desse segmento na América Latina.
Enio Miranda, diretor de Planejamento Estratégico de Governança Corporativa da Fhoresp, representou a entidade e a Confederação Nacional do Turismo (CNTur) em diversas atividades do evento. Durante sua palestra, Miranda abordou a evolução do Turismo Corporativo no Brasil, enfatizando as oportunidades de colaboração com os países do BRICS.
“Estamos acostumados com os mercados americano e europeu como principais destinos para novos investimentos. Contudo, há um enorme potencial na Rússia, na China e em outros países para o setor corporativo e de turismo. Este evento foi uma oportunidade crucial para fortalecer as relações do Brasil com essas nações. Graças às parcerias existentes no BRICS, podemos prospectar novos negócios e ampliar nossa presença internacional”, destacou Miranda.
A Fhoresp, que representa mais de 500 mil estabelecimentos no estado de São Paulo, incluindo hotéis, restaurantes e bares, relatou que diversas empresas estrangeiras demonstraram interesse em investir no Brasil. Segundo Devanir Cavalcante de Lima, presidente do Instituto Internacional dos Municípios BRICS (Imbrics+) no Brasil e vice-presidente do Fórum Internacional Imbrics, o apoio do bloco a setores estratégicos brasileiros, como o Turismo de Negócios, facilita o intercâmbio dentro do próprio setor.
Sérgio Melo, conselheiro do Imbrics+ Brasil, reforçou a importância do momento: “Essa é a hora de destacar o protagonismo brasileiro e atrair investimentos significativos”, afirmou.
A comitiva brasileira no Meet Global Mice Congress incluiu, além de Enio Miranda, Francisco Lowndes, diretor de Marketing da Fhoresp, e Jorge Henrique Jafet, conselheiro do Sindicato de Hotéis de São Paulo (Sindhoteis-SP). A participação da Fhoresp no evento foi viabilizada por convite do Imbrics+ Brasil.