Texto: Matheus Godoy
A prefeitura de São Bernardo do Campo começou a assinar os contratos das novas moradias destinadas às famílias do antigo Galpão Eiji Kikuti, no bairro Cooperativa, que precisaram deixar o local por causa da situação de alto risco. A ação é feita pela Secretaria de Habitação em convênio com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).
No gabinete do executivo no Paço Municipal, o prefeito Marcelo Lima (Podemos) e a secretária Frida Waidergorn, de Habitação, receberam o casal Cristiane Victor Bentes e Marcos da Conceição Soares, que foram contemplados com a iniciativa. O contrato, de acordo com a prefeitura, faz parte do Programa Carta de Crédito Associativo (CCA) e serão produzidas 381unidades habitacionais nesse empreendimento.
“Hoje estamos assinando os primeiros 168 contratos do Programa Carta de Crédito Associativo, inclusive o contrato da casa própria do casal Cristiane e Marcos. Nosso objeto é prover atendimento habitacional digno e seguro para essas famílias. Agradeço ao Governo do Estado de São Paulo pela parceria em agilizar esse processo. O contrato assinado é o primeiro passo, a garantia de que essas pessoas terão a sua casa própria pago com subsídios do Município e do Estado”, exaltou Lima.
As unidades habitacionais estão localizadas na Estrada Particular Eiji Kikuti, no mesmo bairro, e tem previsão de entrega para 24 meses. O empreendimento terá apartamentos de 47 a 50 m², contendo dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavandeira. O condomínio também contará com playground, quadra esportiva e salão de uso comunitário.
Para tirar o projeto do papel, a CDHU investiu R$ 87,5 milhões, enquanto a prefeitura de São Bernardo desembolsou outros R$ 7,7 milhões. “A partir desta assinatura do contrato, começa oficialmente o processo da realização de um sonho em ter a casa própria. Daqui 24 meses eles já estarão no seu novo apartamento”, comentou a secretária da Habitação de São Bernardo, Frida Waidergorn.
O casal Cristiane e Marcos comemoraram a assinatura no gabinete do prefeito. “Vocês não imaginam a emoção que estamos sentindo hoje com esse presente que estamos ganhando de ano novo. Esperamos muito por esse momento”.