in , ,

Setembro Amarelo: campanha de prevenção ao suicídio

© Tânia Rêgo / EBC
© Tânia Rêgo / EBC

Texto: Matheus Godoy

O mês de setembro é marcado pela fita amarela, em alusão à campanha de prevenção ao suicídio em todo o mundo – mais precisamente, o dia 10 deste mês é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A iniciativa surgiu com a necessidade de quebrar tabus, reduzir estigmas e buscar soluções para as pessoas que necessitam de ajuda.

Aqui no Brasil, a campanha é coordenada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Federal de Medicina. Neste ano, o tema é “Se precisar, peça ajuda”.

Vale lembrar que, desde a década de 60, existe o Centro de Valorização da Vida (CVV), que é uma Utilidade Pública Federal. Quem precisar de apoio emocional e está passando por dificuldades, é recomendável ligar para o número 188. O atendimento é anônimo e realizado por voluntários que guardam sigilo. É possível entrar em contato por chat online, e-mail ou em um dos postos de atendimentos físicos.

Números preocupam no mundo

Infelizmente há muitos casos de suicídio no mundo, até por isso é um problema de Saúde Pública. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas tiram a própria vida em todo o mundo anualmente.

No Brasil, os homens são as principais vítimas: 12,6% por cada 100 mil homens, em comparação com 5,4% por cada 100 mil mulheres morrem devido ao suicídio.

É importante observar que houve um declínio nas taxas de suicídio em países da Europa, enquanto outras partes do mundo apresentaram aumento (Leste da Ásia, América Central e América do Sul). Atualmente, apenas 38 países em todo o mundo são conhecidos por terem uma estratégia de prevenção ao suicídio.

GCM completa 71 anos de muito esforço na busca de cada vez mais segurança para os moradores de São Caetano

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Candidatos completam um mês de campanha eleitoral; região do ABC tem equilíbrio em pesquisas