A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde – CONITEC abriu duas consultas públicas para ouvir a sociedade sobre a incorporação de uma medicação em dose fixa subcutânea para o tratamento de pacientes com câncer de mama HER2-positivo.
A consulta de nº 43 avalia a tecnologia como primeira linha de tratamento para pacientes em estágio metastático, já a consulta nº 48 avalia a inovação para o cuidado com pacientes em estágio inicial (adjuvante).
Ambas as consultas estão abertas à contribuição da sociedade, até o dia 05 de agosto, por meio do site oficial da Conitec: http://conitec.gov.br/consultas-publicas
A consulta pública é um mecanismo de transparência utilizado pela administração pública para obter informações, opiniões e críticas da sociedade a respeito de um determinado tema. Esse mecanismo tem como objetivo ampliar a discussão sobre o assunto e embasar a tomada de decisão sobre formulação e definição de políticas públicas nos cuidados de saúde disponibilizados aos pacientes. Por isso, é muito importante a sua participação.