O percurso, que teve 5 km, foi ao redor do Paço Municipal e contou com premiações e participação de diversas idades e outras localidades de cidades vizinhas
O mês na cidade de Santo André já começou com muita velocidade, animação, união e propósito. Isso porque, no último domingo (4), o Paço Municipal recebeu mais de 2000 corredores e atletas para a primeira competição do ano: a “Corrida e Caminhada Solidária Mulher Determinada Fevereiro Roxo e Laranja”, realizada pelo Instituto da Mulher Brasileira.
O percurso de 5km, ao redor da prefeitura municipal de Santo André, ganhou destaque para as cinco primeiras colocações, de ambos os sexos. Sendo a posição geral feminina: 1.ºJuliana Paula Gomes, 2.º Lucemar Maria da Silva Possar, 3.º Selma Maria da Silva, 4.º Luana Iasmin Magnani Hernandes e 5.º Bruna da Silva Barbosa. Já as classificações masculinas foram: 1.º Wagner Gonçalves dos Santos, 2.º Celso Ricardo Possar, 3.ºEdimilson da Conceição Bezerra, 4.º Cristiano Silva e 5.º André Gustavo Domingos Nascimento.
O primeiro lugar da classificação feminina ficou para Juliana Paula Gomes, 40, com direito a premiação de mais uma bicicleta concedida pela Go Mec Autopeças. A atleta exerce a modalidade há mais de duas décadas e, depois de quase cinco anos afastada, decidiu retornar à competição. “O desafio foi lidar com algumas subidas, essas que aconteceram entre a largada e durante o meio do trajeto, então a minha solução foi distribuir bem as energias. Eu estou feliz porque é algo que eu sempre fiz como profissão e, além de tudo, o evento aconteceu na cidade de Santo André, que é a minha residência”, conta.
Unidos
O circuito contou com o apoio e patrocínio de diversas empresas e entidades, entre elas a Gomec Autopeças, Auto Shopping Global, Sinaceg, Torres Ambulâncias, Faculadade Fatej/ Fadisa, Ótica Ultra Visão, Decathlon, Cronoserv, Lagabbia, Distribuidora Ramos Lima e todo suporte técnico e operacional da gestão da Prefeitura de Santo André e da secretaria de esportes.
A idealizadora do projeto e, também, presidente do Instituto da Mulher Brasileira, Luísa Lúcio, explica a importância das competições acontecerem nas cidades do Grande ABC e com propósitos sociais interligados à modalidade. “Nós temos sete municípios que se interligam economicamente, geograficamente e socialmente, sendo assim é necessário que os munícipes tenham mais atividades físicas que proporcione conhecimento de suas vizinhanças e valorizem ainda mais a comunidade em que vivem com apoio de projetos e causas importantes. Estou feliz que nós estamos crescendo nessas ações esportivas e apoiando razões”, conta.
Causa social
A competição foi nomeada como “Fevereiro Roxo” para trabalhar a meta de conscientização sobre lúpus, Alzheimer e Fibromialgia. Já a nomeação da cor “Laranja” trouxe a ideia de conscientizar a população sobre a leucemia e a importância da doação de medula óssea.
“É importante ter corridas aqui no Grande ABC para que os moradores tenham oportunidade de acesso às atividades voltadas ao bem-estar e não precisem se deslocar para longe. Aqui nós estamos no quintal de casa, com espaços generosos que as sete cidades nos oferecem. Sem contar que aqui podemos ter interação com público variado, uma boa integração de comunidades que prezam a qualidade de vida com diferentes idades e muita diversidade”, conta o maratonista Marilson Gomes dos Santos que é tricampeão da São Silvestre e bicampeão da Maratona de Nova York.
Próximas etapas:
Em março, no sábado (9), o Instituto da Mulher Brasileira apoiará a Corrida e Caminhada de Rua Noturna Mundo Verde, na cidade de Diadema. Ainda no mesmo mês, no dia 24, acontecerá a Corrida Mulher Determinada Circuito dos Astros – Etapa Sol, que será no município de São Caetano do Sul. As inscrições estão disponíveis.