in

Políticos e ídolos do futebol brasileiro se manifestam após morte de Zagallo

Foto: Lucas Figueiredo / CBF - Zagallo

Texto: Matheus Godoy

O futebol brasileiro perdeu um grande ídolo logo no início de 2024, mais precisamente no dia 05, quando Mário Jorge Lobo Zagallo, campeão das Copas do Mundo de 1958, 1962, 1970 e 1994, nos deixou aos 92 anos. Considerado um dos maiores da história do esporte, a partida do ícone gerou comoção e vários se manifestaram neste sábado.

Um deles foi o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que decretou três dias de luto pela morte do ex-jogador e treinador. A ação foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União deste sábado.

“Em memória do eterno Mário Jorge Lobo Zagallo, está decretado luto oficial de 3 dias no país”, postou Lula, nas redes sociais.

Outro ícone do futebol mundial, o ex-centroavante e agora senador Romário também manifestou solidariedade após a morte do ‘Velho Lobo’. Cabe ressaltar que os dois foram campeões juntos da Copa do Mundo de 1994, realizada nos Estados Unidos. Na época, Zagallo era coordenador técnico, auxiliando o técnico Carlos Alberto Parreira.

“Zagallo tem a mesma importância de um Pelé. Sempre foi muito vitorioso, deixou um legado importante para todos nós. Dia triste para o futebol. Todos sabem da minha relação com ele, na verdade a gente não tinha relação, mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, tenho que admitir”, disse o senador e presidente do América-RJ.

Ronaldo Fenômeno, que também estava na edição de 1994, não escondeu a tristeza pela perda do ídolo e postou um texto em homenagem nas redes sociais.

“Zagallo tem um significado enorme na minha vida e carreira, mas sua grandeza transcende as relações interpessoais. O que ele representa para o mundo, para o esporte e para o país é de uma dimensão fora do comum que, hoje, com sua partida, muitos falarão em fim de uma era. Direi diferente: sua era é eterna. Zagallo Eterno tem 13 letras.

Quem também se manifestou foi a Rainha Marta, principal jogadora da história do futebol feminino do Brasil. “Nosso herói se foi… A personificação perfeita das cores verde e amarela na pele! Muito obrigada por você honrar nosso povo, nosso país, o futebol brasileiro e, principalmente, aos amantes da bola e da nossa seleção. Ou melhor, a sua seleção! Saudades!

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Campos Machado, ex-deputado de 8 mandatos, morre aos 84 anos

Metrô - Linha 20-Rosa

Veja como está o andamento da linha 20-Rosa do Metrô