in , ,

Secretaria de Saúde de São Caetano presta contas do segundo quadrimestre de 2023

A Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul realizou na quarta-feira (27/9) audiência pública para prestação de contas do segundo quadrimestre de 2023. A plenária, realizada na Câmara Municipal, foi marcada pela transparência na explanação de despesas e investimentos, além da eficiência da gestão no setor. Também foi apresentada a evolução da aplicação de recursos nos últimos quatro anos e as ações desenvolvidas no último quadrimestre.

A secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, detalhou todas as despesas e ações executadas durante o período, que somaram R$ 313 milhões (33,36% das receitas do município, bem acima do mínimo de 15% exigido pela Constituição Federal).

A evolução da aplicação em Saúde ao longo do segundo quadrimestre segue o mesmo patamar de 2022 (33,59%) e acima de 2020, que foi de 30,27%.

Sobre a produção de serviços ambulatoriais, a pasta segue investindo no aumento da oferta de consultas e exames. “Em comparação ao primeiro quadrimestre, aumentamos 64 mil consultas e 104 mil exames. Resultado de ações como a Telemedicina, a inauguração do Atende Fácil Saúde e as ações do Governo em Movimento”, explicou Regina Maura.

Os exames laboratoriais saltaram de 767 mil para 853 mil, raio x de 35 mil para 39 mil, endoscopia de 1,7 mil para 2,5 mil e diagnósticos em especialidades (principalmente as cardiológicas) de 52 mil para 60 mil, na comparação com o quadrimestre anterior.

Durante o período foram realizadas mais de 70 ações, entre elas o I Congresso de Telemedicina, Inovação e Tecnologia em Saúde, que reuniu grandes nomes da área; inauguração da primeira Unidade Básica de Saúde Animal da região, que já soma mais de 3,9 mil consultas e procedimentos.

“Realizamos, em parceria com a Secretaria de Educação, uma triagem com 11 mil alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), nas 20 escolas que atendem essa faixa etária. Em breve será realizado um mutirão com consultas oftalmológicas, no Hospital de Olhos, para os alunos que apresentaram alteração”, informou a secretária.

Foi também neste período que a Secretaria de Saúde celebrou um ano de Telemedicina, com a realização de mais de 38 mil consultas em 14 especialidades, sendo a cardiologia a mais agendada, atendendo 12.253 moradores.

Prefeito Orlando Morando sanciona lei que institui cotas raciais em concursos públicos

Deputada Carla Morando e vereador Akira entregam denúncia de desmatamento em Rio Grande da Serra à Cetesb e MP-SP