Com a indicação do deputado federal Marcelo Lima (PSB), a Prefeitura de São Bernardo do Campo ganhou a 8ª edição do Prêmio Lúcio Costa de 2023. Iniciada em 2015, a premiação é concedida anualmente pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, da Câmara dos Deputados, a três entidades e a três personalidades que desenvolvem trabalhos voltados para a melhoria de vida nas metrópoles brasileiras nas áreas de mobilidade, saneamento e habitação.
Lima indicou à premiação o programa “A Casa é Minha”, considerado o maior projeto de regularização fundiária da história de São Bernardo do Campo. Criado em 2017, a iniciativa já beneficiou mais de 30 mil famílias com o documento que atesta em definitivo a titularidade das moradias.
“É um prêmio muito importante. É um reconhecimento para a população, para a gestão do prefeito Orlando Morando e toda equipe, que vêm realizando um excelente trabalho e garantindo o direito à moradia desde 2017”, diz o deputado. A solenidade que homenageará São Bernardo do Campo está prevista para o dia 25 de outubro.
A premiação presta homenagem ao arquiteto e urbanista Lucio Costa (1902-1998), referência na arquitetura moderna brasileira e criador do Plano Piloto de Brasília. Desde a sua criação, em 2015, já premiou personalidades e iniciativas importantes do Brasil.