Outro ponto do passeio na cidade foi o tradicional Restaurante A Candeia, junto às margens da Represa Billings, em Eldorado
No mês em que celebra 18 anos e sempre habituado com muitos visitantes, o Borboletário de Diadema recebeu na quinta (21/9, dia da árvore), um grupo especial de apoio ao turismo, liderado pelo Sebrae-SP, por intermédio do Escritório Regional do Grande ABC. Além de assessores técnicos, o coletivo era formado por profissionais de veículos de comunicação, revistas de turismo, influenciadores digitais e outros.
De acordo com Rosiane Moreira, gestora do Programa Sebrae de Turismo do Grande ABC, a visita à cidade de Diadema faz parte da “Ação de Turismo do Grande ABC”, que conta com o apoio da FIA (Fundação Instituto de Administração), ligado à USP. O objetivo é impulsionar a publicidade/divulgação dos pontos turísticos da Região e seus atrativos gastronômicos.
Durante a permanência no Borboletário de Diadema, a comitiva foi recepcionada pelo biólogo Sandro Santana, representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos. Além de conhecer por dentro o laboratório de criação e o viveiro de borboletas, os visitantes também conheceram outras atrações como os meliponários (de abelhas nativas sem ferrão) e as dependências reservadas para abrigo de animais silvestres resgatados.
Especializado em borboletas e responsável técnico do Borboletário Municipal, Sandro explicou à comitiva do Sebrae que o foco do trabalho é a educação ambiental e que o maior número de visitantes é da rede municipal de ensino, mas que também recebe pesquisadores científicos. “A experiência de Diadema foi pioneira e por conta disso contribuiu para a criação de outros borboletários como o de Campinas, Osasco, Museu Catavento, Paulínia e Campos do Jordão”, destacou Sandro Santana.
Além do Borboletário, o roteiro do Sebrae em Diadema incluiu o Restaurante A Candeia, às margens da Represa Billings. O local, que é de interesse histórico e gastronômico, fica localizado no Eldorado, que é um bairro com tradição turística.
Eldorado vai ganhar mais um espaço verde de lazer, até o próximo ano. Para tanto, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Diadema, já iniciou a implantação do Parque Linear Billings. O atrativo vai contribuir para estimular o ecoturismo na região de manancial.
“Nossa experiência a partir da visita que fizemos em Diadema foi muito enriquecedora. Acreditamos que vai contribuir para reforçar e ampliar o alcance e a visibilidade do Borboletário, como um destino turístico de destaque do Grande ABC. Atraindo a atenção pública de outras cidades, mas também da própria região para as belezas naturais e a gastronomia”, declarou a gestora, Rosiane Moreira.
O roteiro do Programa de Turismo do Sebrae começou por Diadema, mas seguiu mapeando outras cidades do ABC.