in ,

Prefeitura de Diadema avança nas melhorias no Hospital Municipal

Foto: Divulgação

As obras do 3º andar foram finalizadas e a próxima etapa será no 6º andar, onde está localizado o berçário. Hospital ganhou nova placa de identificação e serviços do térreo também passam por intervenções

Redação

A Prefeitura de Diadema concluiu mais uma etapa do Plano de Melhorias no Hospital Municipal de Diadema (HMD), com a finalização da pintura do 3º andar do serviço e manutenção corretiva e preventiva de banheiros e portas onde funciona o setor de internação para pacientes da clínica cirúrgica. 

Todos os bate-macas serão reformados e envernizados para reinstalação no local, a fim de garantir a absorção dos impactos e oferecer máxima proteção e conservação do ambiente.

Agora, a equipe de obras segue para o 6º e o 8º andares, que alocam o berçário e a UTI neonatal e clínica médica de longa permanência, respectivamente. Serão realizadas intervenções como pintura, reparos em paredes e portas, manutenção hidráulica e elétrica, além de conserto e tratamento no piso.

“A gestão continua empenhada em conseguir recursos para a construção do novo hospital. Mas enquanto isso, estamos dedicados a melhorar o atual Hospital Municipal. 

Essa reforma vai muito além do pintar, estamos trabalhando com uma grande equipe composta por pintores, encanadores, pedreiros e engenheiros, para realizar toda manutenção necessária, principalmente nos andares mais críticos. 

Como diz nosso prefeito ninguém faz nada sozinho e seguimos no compromisso de melhorar nossa rede de saúde”, afirmou o secretário municipal da Saúde, José Antônio da Silva.

Para que o atendimento não fosse interrompido ou diminuísse sua capacidade durante as obras, os pacientes são remanejados dentro do próprio andar ou próximo a ele. Por isso, detalhes como cronograma de obras e tinta são pensados para garantir o bem estar das pessoas atendidas e funcionários. 

“Todas as tintas utilizadas atendem a legislação, que determina materiais para uso hospitalar, sem cheiro e com secagem rápida”, explica a diretora administrativa do HMD, Muriel Barbosa de Lima.

A maioria dos andares do Hospital Municipal terá a cor azul claro. Apenas setores como berçário, maternidade e centro obstétrico, que possuem relação com o cuidado mãe-bebê, receberão a cor salmão. A fisioterapeuta Cíntia Barbosa de Oliveira Borenstain aprovou. “Fica um ambiente mais agradável, calmo para o paciente, ainda mais por essa cor. Parece mais aberto, maior e iluminado”.

Para a enfermeira Rosângela Cristina da Rocha Barreto, que está no HMD há 15 anos, o ambiente ficou mais bonito e organizado. “Você consegue trabalhar mais satisfeito e tranquilo. Depois do período de pandemia (pela covid-19), em que os sentimentos estão à flor da pele, isso já levanta o astral”, afirma.

Outra melhoria em andamento é a reorganização da equipe que responde pela limpeza da unidade hospitalar, com ampliação de mais seis funcionários.

Paralelamente às obras nos andares superiores do prédio do HMD, o térreo, onde funciona o Pronto Socorro, também recebe melhorias. A sala de medicação recebeu manutenção e pintura e foi criada uma sala de espera para medicação, proporcionando mais conforto para os pacientes que aguardam o atendimento da enfermaria.

As duas salas vermelhas, que recebem pacientes mais críticos trazidos por ambulância, foram pintadas e readaptadas para trazer mais privacidade a quem passa pelos primeiros atendimentos.

Nesta semana, o Pronto Socorro passou a contar com um novo serviço: o sistema Tele-ECG, que trará mais agilidade e realizará exames de eletrocardiograma com laudo 24 horas. A iniciativa é fruto de parceria com a Fundação Adib Jatene – Instituto Dante Pazzanese e também está presente nos demais serviços de pronto atendimento da rede municipal.

Além disso, a pintura no setor de ortopedia está em andamento.

A fachada do Hospital Municipal recebeu nova placa de identificação inclusive com o nome da Doutora Zilda Arns Neumann, em cumprimento à Lei Municipal nº 3.027, de 27 de outubro de 2010, que homenageia a profissional da saúde que faleceu no terremoto do Haiti. 

Está sendo providenciada também a nova identidade visual do interior do serviço que será instalada após a pintura. O projeto contempla identificação direcional com marcação no piso, para facilitar o fluxo de pessoas dentro do espaço, e localização de salas e ambientes.

Equipamentos e móveis serão comprados para troca em alguns setores. A previsão é de que a reforma seja concluída até o final do segundo semestre.

Outra mudança é a presença de controlador de acesso 24 horas. Foram contratados quatro profissionais, divididos por turno, sendo dois para o período diurno e dois para o noturno a fim de proporcionar mais segurança e controle de quem entra no serviço, com crachá específico para cada setor/andar do HMD. 

Ainda em relação à segurança, a Guarda Civil de Diadema (GCM) intensificou a guarda no período noturno.

Está em andamento a revitalização do Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde (QS), que completa 15 anos em maio, e a pintura externa deve ser concluída no primeiro semestre. 

Desde o início do ano, houve troca do telhado, instalação de equipamentos como duas autoclaves e 40 computadores. Estão previstos investimentos em comunicação visual e instalação de totens e chamadores de senha.

Todas as benfeitorias fazem parte do Plano de Melhorias no Hospital Municipal de Diadema e do Quarteirão da Saúde, estão previstas no Planejamento Anual da Secretaria (PAS) e têm como objetivo melhorar a estrutura física dos serviços.

Deixe um comentário

APS de Ribeirão Pires realiza piquenique com crianças sobre o mês do TEA

Auricchio inaugura o Atende Fácil Saúde