in ,

Com novo modelo de subvenção, Prefeitura de São Bernardo repassa recursos captados pelo Fundo de Solidariedade a entidades sociais

Sob gestão Marcelo Lima, nova legislação municipal autoriza formato de destinação de verbas arrecadadas, permitindo, com essa mudança, maior autonomia a organizações da sociedade civil

São Bernardo está fortalecendo ações sociais voltadas ao fortalecimento de vínculos e garantia de direitos de pessoas em maior situação de vulnerabilidade. Nesta sexta-feira (26/6), a Prefeitura de São Bernardo realizou a entrega simbólica de cheques que representam os repasses financeiros de R$ 1,18 milhão a organizações da sociedade civil do município. A destinação dos valores, captados pelo Fundo Social da cidade durante Jantar Solidário realizado em março deste ano, foi realizada dentro de um novo modelo de subvenção, autorizada por Lei Municipal (Nº 7.590/2026) criada na gestão Marcelo Lima.

Em anos anteriores, os recursos recebidos em campanhas e ações solidárias do Fundo Social de São Bernardo eram utilizados para a compra de bens patrimoniais e de consumo, a exemplo de veículos, que eram doados às entidades sociais. A partir deste ano, com a mudança na legislação, as instituições recebem a transferência dos recursos financeiros em conta, para aplicação em demandas prioritárias.

“Desta forma, estamos garantindo mais autonomia para que essas instituições invistam naquilo que realmente é mais importante, o que reflete no fortalecimento dos trabalhos desenvolvidos. As organizações sociais são essenciais dentro dos territórios para acolher e promover o bem-estar social”, frisou o prefeito Marcelo Lima, durante o evento de entrega dos cheques.

A presidente do Fundo Social e primeira-dama de São Bernardo, Zana Lima, também destacou a importância do trabalho das organizações sociais para o desenvolvimento das comunidades. “Sabemos dos desafios enfrentados no dia a dia por essas instituições, da dedicação, da garra e do amor com que suas equipes fazem, de forma permanente, a diferença na vida de crianças, jovens, idosos e famílias. Temos em São Bernardo uma forte corrente do bem. Pessoas que levam, por meio do Fundo Social, cuidado para quem mais precisa”, afirmou.

TRABALHO SÉRIO – Entre as entidades contempladas está a Casa dos Velhinhos Dona Adelaide, instituição de longa permanência para pessoas com idade acima de 60 anos que atende, atualmente, 30 idosos. “Vamos utilizar o recurso repassado para despesas administrativas, para o pagamento de Fundo de Garantia e INSS dos profissionais da entidade. Isso vai nos dar um fôlego de três meses. Nesse período, não vamos precisar tirar os recursos da nossa instituição”, aprovou o presidente da organização, Henrique Nascimento Martins, de 77 anos.

PROJETOS FORTALECIDOS – Entidades que atuam com serviços de Proteção Social de Alta Complexidade, a exemplo de Acolhimento Institucional, receberam R$ 50 mil. Para instituições que atuam na rede de Proteção Social Básica, a exemplo de Serviço de Fortalecimento de Vínculos, receberam R$ 20 mil.

Além de fortalecer ações já existentes, os recursos possibilitam a implantação de novas iniciativas. É o caso de projeto apresentado pelo Instituto Solano Trindade, que atende cerca de 200 crianças e jovens do Cooperativa, Vila Moraes, Palmeirinha e Vivaldi. A entidade utilizará o recurso recebido para oferecer oficina gratuita de biojoias para mulheres das comunidades. “O impacto desse recurso é a geração de renda. Ensinar a essas famílias um ofício. O apoio do Fundo Social é fundamental para as entidades que querem desenvolver ações, mas têm a barreira do financiamento”, explicou Cibele Souza dos Santos, 44 anos.

Com grandes sucessos, Maneva celebra 20 anos de carreira no 2º Arraiá do Paço de São Bernardo