Após exibição do filme, protagonista do ‘Apesar De’, Georgia Bergamim, participou de bate-papo com profissionais de diversas áreas; ação integra campanha do Maio Laranja
O Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo, teve ocupação máxima de público para a exibição, seguida de debate, do documentário ‘Apesar De’, que conta a história de Georgia Bergamim, contorcionista que sofreu abuso sexual na infância, dos 8 aos 11 anos de idade. A atividade de sensibilização reuniu profissionais da educação, da segurança, da saúde, entre outros setores, e fez parte da programação do Maio Laranja – mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Mulher de São Bernardo, com a participação de instituições que atuam na proteção da infância e juventude no município, a ação contou com a participação de Georgia Bergamim e de Beatriz Prates, diretora, roteirista e produtora executiva do filme.
A partir da história de vida de Georgia, contorcionista que encontrou na arte caminho para superação, o documentário traz a perspectiva de especialistas sobre o que é a violação de direitos das crianças e adolescentes, comportamento dos abusadores, rede de proteção, papel da família e da sociedade para denunciar e combater os casos.
“Estar na frente de tantas pessoas que trabalham nessa rede de proteção fez valer a pena eu ter me esforçado tanto para ter falado sobre isso lá atrás, quando eu não quis me conformar. Ainda mais em uma cidade que um dia teve um papel importante na minha vida”, destacou. Georgia, que hoje tem 34 anos, é natural de Santo André e, na juventude, frequentou espaços de esporte e cultura de São Bernardo – vivências compartilhadas, inclusive, no documentário.
O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, participou do debate após a exibição do documentário e reafirmou o compromisso da atual gestão com as ações de combate ao abuso e à exploração sexual infantil. “Ainda temos um longo caminho pela frente, mas é pelo diálogo, é pelo trabalho, que vamos mudar a realidade das crianças, jovens e pessoas que ainda têm seus direitos violados”, afirmou.
A secretária da Mulher de São Bernardo, Sandra do Leite, ressaltou a importância do debate e da construção das políticas públicas de forma conjunta entre poder público e sociedade civil. “Apesar de todas as dificuldades que se apresentam para nós não fazermos a denúncia, precisamos denunciar. Olha a Georgia aqui. A coragem que essa menina teve. Temos que ter essa coragem também e seguir atuando para proteger, em rede, nossas crianças e adolescentes.”
SELECIONADO – O documentário ‘Apesar De’ foi selecionado para participar de festivais internacionais no Uruguai (2024), Estados Unidos (2024), Turquia (2025) e Espanha (2025). Participaram da atividade a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zana Lima, a gerente técnica da organização Ficar de Bem, Lígia Caravieri, o secretário municipal de Segurança, Major Topalian, a vice-prefeita Jessica Cormick, profissionais da GCM (Guarda Civil Municipal), educadores de escolas da cidade, entre outros.
MAIO LARANJA – A exibição e o debate para sensibilização dos profissionais da rede de proteção fazem parte da programação do Maio Laranja. O último domingo, 18 de maio, dia nacional de mobilização contra a violação de direitos na infância e juventude, foi marcado pela 1ª Caminhada de Combate ao Abuso e à Exploração sexual de Crianças e Adolescentes. A atividade reuniu cerca de 1.000 participantes. No evento, o prefeito Marcelo Lima assinou compromisso de inserir a ação no calendário oficial do município, por meio de decreto.