in , , , ,

Ação do ‘Sabadabadou’ mobiliza 12 mil alunos de 18 escolas a ocuparem praças de São Bernardo

Outras 53 unidades do Ensino Fundamental fazem atividades pedagógicas, culturais e de lazer nos seus espaços; iniciativa faz parte do sábado letivo, que integra o calendário

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Educação, promove neste sábado (24/5) o primeiro ‘Sabadabadou’ da cidade, iniciativa que integra o calendário escolar como dia letivo nas unidades de Ensino Fundamental. A ação vai envolver em torno de 12 mil estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) – outras 53 escolas farão as atividades nos seus espaços – e mais de 1.300 profissionais da Educação, além de servidores de outras secretarias, pais de alunos e comunidade, que vão ocupar 18 praças em várias regiões do município.

A proposta consiste na realização simultânea de atividades pedagógicas, culturais e de lazer nas praças, em parceria com as comunidades escolares, a fim de promover a valorização dos espaços públicos como ambientes de convivência, aprendizado e lazer. Cada escola participante desenvolverá uma programação, com duração aproximada de duas horas, envolvendo alunos, familiares e educadores, em um momento coletivo que reforça o vínculo entre escola, comunidade e território.

A realização do ‘Sabadabadou’ foi planejada também para fortalecer proposta da gestão do prefeito Marcelo Lima de incentivar a população a se apropriar cada vez mais dos espaços públicos não apenas para o lazer, mas sobretudo para promover maior interação entre os próprios familiares e moradores dos bairros. Além disso, a expectativa é que a própria população passe a ter mais atenção nos cuidados com o espaço, evitando a degradação e o mau uso.

“Colocamos como uma de nossas prioridades ser um governo de inclusão, e isso passa também por oferecer oportunidades para que crianças, jovens, adultos e idosos possam cada vez mais se apropriar de espaços da cidade, que foram feitos para toda a população. O ‘Sabadabadou’ é mais uma ação para incentivar alunos e moradores a terem um dia de lazer, de cultura e de confraternização nas praças. E também de proporcionar um tempo de convívio maior entre os pais que trabalham e seus filhos”, comentou o prefeito Marcelo Lima.

De acordo com o secretário de Educação de São Bernardo, Júlio César da Costa, a iniciativa integra e fortalece a Semana Mundial do Brincar, movimento global que “visa ressignificar o brincar como um direito essencial da infância”, conforme estabelecido pelo artigo 31 da Convenção sobre os Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Mais do que uma atividade recreativa, o brincar é reconhecido como fundamental para o desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo das crianças. Ao ocupar as praças com propostas lúdicas e educativas, o município reafirma o seu compromisso com uma educação integral, democrática e humanizadora, em consonância com os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com a valorização da cultura da infância”, comenta.

INTERSETORIAL – A atividade contará com a participação de outras secretarias municipais, ampliando o alcance e a diversidade das ações oferecidas à população. Já confirmaram presença a Secretaria da Pessoa com Deficiência e TEA, de Saúde, da Cultura, de Desenvolvimento Social e Cidadania, de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura, de Serviços Urbanos e de Projetos e Obras.

Essas secretarias desenvolverão propostas voltadas à promoção da saúde, segurança, inclusão e cultura, enriquecendo o evento com uma abordagem intersetorial. Durante a programação, serão realizadas atividades da campanha Maio Amarelo, que busca conscientizar a sociedade sobre o alto número de acidentes, mortes e feridos no trânsito, incentivando comportamentos mais seguros e responsáveis.

Documentário sobre abuso sexual infantil amplia debate e sensibiliza rede de proteção em São Bernardo

Vestibular de Medicina USCS: últimos dias para inscriçãoAs provas ocorrem em 22/6. Os cursos são oferecidos em São Caetano do Sul, São Paulo e Itapetininga