in , ,

São Caetano inaugura Centro de Inteligência Epidemiológica e Doenças Infecciosas

Foto: Eli Lima

Texto: Eli Lima

O prefeito de São Caetano do Sul, Tite Campanella (PL), lançou, nesta segunda-feira (19), o Cied (Centro de Inteligência Epidemiológica e Doenças Infecciosas) Helena Franco Munhoz. O local prestará atendimentos especializados nas áreas de Infectologia, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Enfermagem e Serviço Social.

Reunindo três importantes serviços de Saúde: o SAE (Serviço de Atenção Especializada), o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) e a Inteligência Epidemiológica, em atuação conjunta com o Civisa (Centro Integrado de Vigilância em Saúde).

Além disso, tem como proposta integrar a assistência, a prevenção e o serviço de inteligência epidemiológica em um único ambiente, voltado especialmente ao atendimento de pessoas com HIV/AIDS, hepatites virais, tuberculose e outras infecções.

Durante o evento de lançamento na Rua Pernambuco, localizada no Centro de São Caetano, o prefeito Tite Campanella ressaltou a importância do novo equipamento. “No Cied queremos fazer todo o controle epidemiológico da cidade e o atendimento de uma camada da população que precisa muito, pessoas que precisam de atendimento que não encontram em qualquer lugar e da melhor maneira possível, além de dar uma ocupação nobre para o prédio”, disse o prefeito.

O espaço será responsável pela Inteligência Epidemiológica, junto com o Civisa, e serão realizadas capacitações de profissionais de Saúde, em parceria com os docentes da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul). De acordo com o reitor da Universidade, Prof. Dr. Leandro Campi Prearo, cerca de 250 alunos da Universidade poderão estagiar no Centro durante os projetos.

“A participação dos nossos alunos é multidisciplinar, todos os cursos da USCS, de alguma forma eles iram participar. Além disso, vai formar os profissionais de São Caetano na área de prevenção de doenças infecciosas de forma geral. Os alunos estarão estagiando e fazendo projetos de extensão”, explicou o Prof. Dr. Leandro Campi Prearo.

O Ciedi conta com quatro consultórios médicos, um consultório odontológico e salas de vacinação, triagem, coleta de exames, farmácia e esterilização. A expectativa é a de que sejam realizados cerca de 1.400 atendimentos por mês, entre consultas, coletas de exames e dispensação de medicamentos. O funcionamento do Ciedi será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Além da secretária municipal de Saúde, Adriana Berringer, outras autoridades participaram do evento.

Edital de Licitação da Linha 20-Rosa será lançado no primeiro trimestre de 2026

Vacimóvel nas Feiras de Diadema aplica 528 doses de vacinas no primeiro fim de semana