Texto: Matheus Godoy
De acordo com um documento do governo do Estado de São Paulo, o Edital de Licitação da linha 20-Rosa do Metrô está previsto para ser publicado no primeiro trimestre de 2026. A linha metroviária será responsável por interligar o Grande ABC, mais precisamente São Bernardo do Campo e Santo André, com a capital paulista.
Esse mesmo documento informa que a Linha 01-Azul do Metrô será incluída no mesmo pacote de concessão. A expectativa é de que sejam investidos R$ 37 bilhões no contrato.
Segundo informações do portal Diário do Grande ABC, em parceria com o Via Trólebus, a Linha 01-Azul e a 20-Rosa estão no lote 1. Outras linhas devem seguir o mesmo caminho, com expectativa para a Linha 03-Vermelha e a futura Linha 19-Celeste, que ligará a capital paulista com Guarulhos.
Cabe ressaltar que o governador Tarcísio de Freitas, em visita a São Bernardo do Campo, no início deste mês, reafirmou que a expectativa do estado é de que as obras da Linha 20-Rosa comecem pelo Grande ABC.
“Tenho um desafio com o Gilvan (Junior) porque eu quero que a Linha 20 comece pelo ABC, e para começar pelo ABC, a gente tem que ter um pátio. Estamos começando a resolver isso com Santo André, mas vai começar pelo ABC. O Metrô vai chegar e vai começar por aqui”, disse o chefe do executivo.
Alguns estudos de terrenos começaram a ser realizados em algumas das futuras estações. Na Vila Liviero, zona sul da capital, que receberá a estação com o mesmo nome do bairro, já existe algumas máquinas perfurando o solo para estudo.