in , , , , , , , , ,

Cidades do ABC assinam convênio para GCM’s avançarem divisas de municípios vizinhos

Foto: Divulgação / Consórcio Intermunicipal Grande ABC - GCM
Foto: Divulgação / Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Texto: Matheus Godoy

Em uma iniciativa inovadora, os sete prefeitos da região do Grande ABC assinaram o termo de cooperação que permite a entrada e atuação de GCM’s (Guarda Civis Municipais) além das divisas. A parceria foi firmada na última terça-feira (13), durante a assembleia dos líderes no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

O termo também garante a integração de ações e compartilhamento de informações com as polícias Militar e Civil. De acordo com a entidade regional, o objetivo é intensificar operações nos limites territoriais, assim como permitir que os agentes de uma cidade possam entrar em outra sem aviso-prévio em casos de perseguição.

Além dos prefeitos, estiveram presentes na assinatura do termo o coronel Carlos Alberto Rodrigues Sanches Júnior, comandante do CPA/M-6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana 6); Luiz Carlos do Carmo, diretor do Demacro (Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo); Enrico Misasi, secretário-chefe da Casa Civil; além dos secretários municipais de segurança.

“O objetivo é unir esforços entre as GCMs e as polícias Civil e Militar para redução dos índices criminais na região. Isso só será possível por meio deste termo de cooperação técnica que foi assinado hoje, para que possamos entregar maior sensação de segurança à população do Grande ABC”, explicou Marcelo Lima (Podemos), presidente do Consórcio Grande ABC e prefeito de São Bernardo do Campo.

Cabe lembrar que a capital paulista está conveniada ao consórcio da região como membro associado, no entanto, sem contribuir financeiramente. Por isso, a principal cidade do estado não está contemplada no termo de cooperação das GCM’s.

Prefeitura de Ribeirão Pires realiza nivelamento de solo e limpeza em praça do Parque Aliança