Texto: Matheus Godoy
Nesta segunda-feira (12), a Bancada da Juventude do Grande ABC realizou uma reunião para discutir sobre a criação de um Observatório Regional da Juventude, iniciativa que tem o objetivo de reunir dados e indicadores da realidade dos jovens das sete cidades. Na mesma agenda, os parlamentares visitaram o prefeito de Santo André, Gilvan Junior (PSDB).
De acordo com a bancada, esse observatório serviria para reunir informações como: índices de gravidez na adolescência, evasão escolar, uso do transporte público, acesso à cultura, esporte, empregabilidade, entre outros. Com os dados, seria possível orientar políticas públicas e ações no legislativo com foco na juventude.
“O Observatório é uma ferramenta que vai dar lastro técnico às nossas propostas. São muitos os desafios enfrentados pela juventude e só com dados vamos conseguir responder com efetividade”, explicou o vereador Diego Cabral (MDB), de Santo André.
Sobre a visita ao gabinete do prefeito andreense, a comunicação da Bancada da Juventude informou que a conversa foi marcada por “troca de experiências e sugestões para o fortalecimento da pauta jovem na gestão pública”.
“Essa bancada representa um avanço importante para o ABC Paulista. Não é comum vermos vereadores de diversas cidades sentados na mesma mesa para discutir o futuro dos jovens. Esse esforço coletivo é um sinal claro de maturidade política e compromisso com a nossa geração”, elogiou Clóvis Girardi (PT), vereador de Santo André.
No mesmo dia, a bancada definiu a elaboração de um regimento interno, que terá a função de organizar, definir regras básicas de funcionamento e consolidar a institucionalidade da iniciativa.
Vale lembrar que os membros da bancada são: João Viana (Cidadania), de São Bernardo do Campo; Clóvis Girardi (PT) e Diego Cabral (MDB), de Santo André; Márcio Jr. (Podemos), de Diadema; Danilo do Teco (Podemos), de Mauá; Matheus Brizotto (PL), de Ribeirão Pires; e Leonardo Alves (PSDB), de Rio Grande da Serra.