Iniciativa integra o Programa A Voz da Gente, Cidade pra Frente e fortalece a participação popular, via portal da Prefeitura, nas decisões da gestão municipal
A Prefeitura de São Bernardo deu início nesta segunda-feira (12/05) à consulta pública que irá nortear a construção do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029, principal ferramenta de planejamento estratégico da cidade para os próximos quatro anos. A ação marca uma nova etapa do Programa A Voz da Gente, Cidade pra Frente, com foco na valorização da escuta popular e na construção de políticas públicas alinhadas às demandas da população.
O formulário online já está disponível no site oficial do município: www.saobernardo.sp.gov.br/web/sbc/consultapublica
Com linguagem simples e de fácil acesso, a plataforma permite que moradores escolham as áreas que consideram prioritárias para receber investimentos da administração municipal, como saúde, educação, mobilidade urbana, segurança, cultura, meio ambiente, assistência social, entre outras. A consulta ficará aberta até o dia 12 de junho.
Para o prefeito Marcelo Lima, o envolvimento direto dos moradores é essencial para uma gestão mais eficiente e conectada com a realidade da cidade. “Mais do que ouvir, nós queremos construir com a população. O PPA não pode ser feito sem a escuta de quem mais precisa das políticas públicas: a população. É ouvindo as pessoas, nos bairros, nas ruas e agora também de forma virtual, facilitando esse acesso, que conseguimos planejar uma São Bernardo mais justa e equilibrada para todos”, afirmou o chefe do Executivo municipal.
Coordenada pelo Departamento de Orçamento e Gestão, vinculado à Secretaria da Fazenda, a iniciativa integra uma série de medidas adotadas pela Prefeitura para garantir maior transparência e participação cidadã. De acordo com a titular da pasta da Fazenda, Tatiana Rebucci, esse processo reforça o compromisso da atual gestão com um orçamento mais democrático. “O PPA define os caminhos que o município vai seguir, por isso é essencial que ele seja construído a muitas mãos. A consulta pública é uma oportunidade real para que o cidadão diga o que espera da cidade. Essa escuta ativa nos ajuda a transformar expectativas em políticas concretas”, destacou a secretária.
PLANEJAMENTO – O Plano Plurianual se relaciona com a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), organizando os programas, metas e investimentos do município em um horizonte de médio prazo.
Além da plataforma digital, a Prefeitura também prevê mobilizações comunitárias e ações de comunicação institucional para estimular a participação de diversos segmentos da sociedade. Além disso, serão realizadas audiências descentralizadas em diversas regiões, ampliando ainda mais a participação popular sobre o tema.