in , ,

Ações educativas do Maio Amarelo em São Bernardo visam conscientização e trânsito seguro

Campanha reforça a responsabilidade de motoristas, motociclistas e pedestres na preservação de vidas e na construção de uma mobilidade mais empática

Durante todo o mês de maio, São Bernardo irá realizar uma série de ações educativas como parte do movimento Maio Amarelo, campanha internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. Com o tema nacional de 2025 “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, a iniciativa, que registra adesão da cidade, busca estimular uma reflexão coletiva e individual sobre os comportamentos no trânsito, incentivando atitudes mais seguras, empáticas e responsáveis.

A programação do Maio Amarelo em São Bernardo inclui abertura de faixas educativas e ações de panfletagem em pontos estratégicos e de grande circulação na cidade, entre eles na Avenida Redenção, Avenida José Odorizzi, Avenida Caminho do Mar e Praça Giovani Breda. Haverá, ainda, pit stop educativo na Rua José Versolato, no fim do mês. As abordagens contam com a participação de agentes de trânsito e parceiros, que orientam a população sobre práticas como direção defensiva, respeito à faixa de pedestres, uso do cinto de segurança e equipamentos de proteção, além da valorização dos modais mais vulneráveis.

Coordenada pela Secretaria de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura, a mobilização tem como objetivo principal sensibilizar a população sobre a urgência de transformar hábitos e combater a violência viária. A proposta é reforçar que todos os pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas e passageiros compartilham a responsabilidade pela segurança nas ruas.

“A campanha do Maio Amarelo reforça que todos nós temos um papel a cumprir, seja ao dirigir, atravessar a rua ou pedalar. Nosso compromisso é com a vida e com a construção de uma cidade mais segura para todos. As vidas perdidas no trânsito não são números. Cada uma representa uma família, uma história interrompida”, destacou o prefeito Marcelo Lima.

Programação Maio Amarelo em SBC:

09/05: Abertura de Faixa/ Panfletagem
Local: Av. Redenção

13/05: Abertura de Faixa/ Panfletagem
Local: Av. Francisco Prestes Maia x R. Marechal Deodoro

14/05: Abertura de Faixa/ Panfletagem
Local: Av. Pereira Barreto x Av. Getúlio Vargas

15/05: Abertura de Faixa/ Panfletagem
Local: Av. Caminho do Mar

20/05: Abertura de Faixa/ Panfletagem
Local: José Pelosini x Marechal Deodoro

22/05: Abertura de Faixa/ Panfletagem
Local: Av. José Odorizzi

27/05: Abertura de Faixa/ Panfletagem
Local: Praça Giovani Breda

29/05: Pit stop educativo com parceiros
Local: Rua José Versolato

LEVANTAMENTO – Outro destaque da campanha será uma pesquisa on-line voltada ao público motociclista, realizada pelo Centro de Reflexão de Trânsito. A meta é mapear as principais demandas dos motoboys e criar políticas públicas e ações específicas para esse grupo, que está entre os mais afetados por acidentes no trânsito urbano. O levantamento ficará disponível para participação do público nos canais oficiais da Prefeitura.

Segundo o secretário de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura de São Bernardo, Francisco Carone, a educação e o diálogo com a população são fundamentais para promover mudanças efetivas. “A segurança no trânsito começa com a consciência de cada um. Por isso, nossas ações vão além da fiscalização: investimos em informação, escuta ativa e envolvimento dos cidadãos. A cidade só avança quando todos caminham juntos pela mesma causa”, concluiu.

Fundo Social de Ribeirão Pires busca expertise de Suzano para fortalecer ações voltadas às gestantes

Prefeitura de Mauá realiza nova ação contra descarte irregular de entulho no Jardim Paranavaí