in , , ,

Operação da GCM de São Bernardo prende homem por tráfico de drogas na Vila Esperança

Com o indivíduo, foram encontradas 323 embalagens de cocaína e 227 pinos de crack, dentre outras substâncias ilícitas; ação faz parte do planejamento da gestão em parceria com outras forças de segurança

Dando sequência às ações de segurança na cidade, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM), com apoio da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) e Força Tática, respectivamente, deflagraram mais uma operação conjunta, iniciada na sexta-feira (25/4), visando a proteção da população e de divisas com outros municípios.

Na Vila Esperança, região do Montanhão, a equipe da Romu, especializada da GCM, prendeu um indivíduo que carregava na mochila substâncias ilícitas, como cocaína, crack e maconha, anotações referentes a venda dos entorpecentes e dinheiro trocado. O homem foi encaminhado ao 1⁰ DP, ficando preso em flagrante por tráfico de entorpecentes.

“É esse o nosso objetivo. Coibir práticas delitosas em nossa cidade e evitar que essa prática se propague para outros tipos de crimes”, salientou o prefeito Marcelo Lima. No total, foram apreendidos: 161 embalagens de maconha, 323 embalagens de cocaína e 227 pinos de crack, 13 embalagens de K2, além de outras drogas sintéticas. Também foram apreendidos com o indivíduo, um celular e R$ 59 em espécie.

AÇÕES DE SEGURANÇA – Desde o começo deste ano, a GCM realiza, em parceria com outras forças de segurança, operações que visam manter a ordem em diversos pontos do município. Em conjunto com a Polícia Militar e Civil, já foram realizadas 11 operações; enquanto que com a Guarda Ambiental já foram realizadas duas operações contra a caça de animais silvestres e extração ilegal de palmito no entorno da Represa Billings.

Com a Operação Direto ao Ponto, as principais vias da cidade estão sendo monitoradas, com ronda ostensiva nos períodos de maior concentração de pessoas nos pontos de ônibus, garantindo a segurança da população que usa o transporte público. Desde o início de abril, a operação passou a usar 59 câmeras para o videomonitoramento das principais paradas de ônibus nos horários de maior movimentação de pessoas. São Bernardo conta, atualmente, com 429 câmeras espalhadas por toda a cidade.

A Operação Dorme Bem, lançada ainda na primeira quinzena de abril, visa garantir a ordem pública e o sossego dos moradores em seu período de descanso e já autuou estabelecimentos no pós-balsa. A GCM, em parceria com a Romu, além de agentes da vigilância sanitária e de outras secretarias, caso necessário, fazem vistoria e fiscalização em estabelecimentos comerciais.

“Nosso compromisso é com a segurança, e ela se faz com ações como essas, mapeando os principais pontos de vulnerabilidade do município, sendo efetivos e assertivos nos locais e regiões a serem monitorados”, sustentou o secretário de Segurança de São Bernardo, Major Topalian.

Ribeirão Pires recebe três novos profissionais do programa ‘Mais Médicos’Profissionais foram recebidos na Secretaria de Saúde e vão atuar em USFs e UBSs da cidade

Santo André entrega Praça Roque José Orsate, quarta área verde revitalizada em 2025