Que tal garantir o presente para o Dia das Mães com artigos únicos e personalizados, feitos manualmente, por artesãos de São Caetano do Sul? A Loja Solidária, no ParkShopping São Caetano (piso L2, próximo à Havaianas), vai reunir cerca de 1.000 peças exclusivas diretamente da Casa do Artesão “Reinaldo Joaquim Gomes” e da Feira de Artesanato & Gastronomia, de 28 de abril a 10 de maio.
O atendimento será de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h; no feriado (1º/5) e no domingo (4/5) a Loja ficará aberta das 14h às 20h. O ParkShopping está localizado à Alameda Terracota nº 545, no Espaço Cerâmica, em São Caetano.
A Loja Solidária é uma iniciativa da Associação de Trabalhadores e Autônomos em Atividades Artesanais, Artes Manuais, Similares e Conexas de São Caetano do Sul, a Manuartes, que é responsável pela gestão financeira da Casa do Artesão, e tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e do Fundo Social de Solidariedade. Parte das arrecadações será destinada à Manuartes/Casa do Artesão e ao Fundo Social de Solidariedade, incentivando o artesanato local e fortalecendo projetos sociais.
Há opções de carteiras e bolsas, sabonetes, velas, aromatizadores, terrários no vidro, quadros e caixas customizadas, porta-joias, tábuas e bandejas decoradas, artigos para cama, mesa e banho, objetos místicos e religiosos, peças feitas com materiais reciclados. Mesmo trabalhando com artesanatos (cada item é único e exclusivo), é oferecida garantia de troca de mercadorias em caso de defeito.
A iniciativa representa uma grande oportunidade de vendas e de visibilidade aos trabalhos artesanais dos profissionais da cidade, facilitando parcerias e impulsionando a economia criativa. Todas as peças são etiquetadas com o nome e o contato de quem as confeccionou, proporcionando possibilidades para futuros negócios aos artesãos.
Casa do Artesão
A Casa do Artesão Reinaldo Joaquim Gomes dispõe de aproximadamente 4 mil itens à venda, produzidos em diversos materiais, como madeira, porcelana, decoupage, telas, malhas em tricô e crochê.
O equipamento fica na Rua Pará, 88, no Centro de São Caetano, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h15 e, aos sábados, das 9h às 13h; exceto de 1º a 4 de maio (fechado devido ao feriado prolongado). Vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, é referência no fomento à produção local das artes feitas à mão.
São mais de 400 profissionais cadastrados, que contam com um espaço de 143 metros quadrados para apresentar e comercializar suas criações. Cada membro arca com um custo mensal de 10 reais mais 12% sobre o valor das vendas, que é destinado às despesas para a manutenção da loja.
Feira de Artesanato & Gastronomia
A Feira de Artesanato & Gastronomia de São Caetano do Sul, administrada pela Secult, tem o propósito de incentivar a atividade artesanal e gastronômica no município. Conta atualmente com 37 barracas que comercializam artesanato e 13 barracas de gastronomia, no Espaço Verde Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566, bairro São José), aos domingos, das 9h às 17h.
Eliane Parmezani MTb 48.006 / Secult PMSCS
25/4/2025
Baixe imagens pelo link: https://photos.app.goo.gl/EcpinMzHf4XgWZQx5
Legenda: Casa do Artesão de São Caetano do Sul, fotos: Paulo Cesar Ribeiro / Secult PMSCS. Feira de Artesanato & Gastronomia de São Caetano do Sul, foto: Regina Maria