in , , , ,

Ricardo Nunes e Orlando Morando visitam centro de pesquisa da Huawei em Xangai

Comitiva liderada pelo chefe do Executivo de São Paulo conheceu as instalações do maior complexo de inovação tecnológica da China nesta quarta-feira (23)

Em seu primeiro dia de agenda oficial à China, a comitiva da grande missão oficial liderada pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, visitou o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Huawei, em Xangai. Secretário de Segurança Urbana de São Paulo, Orlando Morando, compõe o grupo, dedicado à troca de experiências na área de inovação, com foco especial na segurança.

A comitiva percorreu as instalações do maior complexo de inovação tecnológica chinês, inaugurado em 2024, com área de cerca de 160 hectares, 104 prédios, e que abriga cerca de 40 mil colaboradores. A empresa é líder em infraestrutura para tecnologia da informação e da comunicação e dispositivos inteligentes.

“É uma estrutura impressionante. Para se ter uma ideia do tamanho, é preciso circular de trem pelo centro de pesquisa. Não temos dúvidas de que o caminho para o desenvolvimento é a inovação tecnológica e nosso intuito é estar sempre conectado com o que temos de mais avançado no mundo. Em São Paulo, o uso da inteligência artificial, por meio do Smart Sampa, vem motivando avanços concretos da segurança urbana e nosso objetivo é evoluir ainda mais”, destaca Orlando Morando.

Na ocasião, o prefeito Ricardo Nunes iniciou as tratativas para uma parceria com a Huawei para implementar em São Paulo um sistema inovador para o carregamento de ônibus elétricos para reduzir a dependência da infraestrutura de carregamento utilizada atualmente.

Outras agendas
A comitiva também marcou presença no “Summit Valor Econômico Brazil-China”, onde o prefeito Ricardo Nunes participou do painel “Cidades Inteligentes: tecnologia e inovação, exemplo para o mundo”, destacando, inclusive o funcionamento do Programa Smart Sampa, e de reunião com o Banco da China para a concretização de acordo de uma linha de crédito de US$ 100 milhões para aquisição de mais ônibus elétricos para o sistema municipal de transporte.

A missão oficial da Prefeitura de São Paulo à China e ao Japão será realizada entre os dias 20 de abril e 1º de maio. Além do prefeito Ricardo Nunes e do secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando, o grupo conta com os secretários municipais de Governo, Edson Aparecido, e Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart.

Smart Sampa
Considerado o maior sistema de monitoramento da América Latina, o Smart Sampa usa o reconhecimento facial de câmeras inteligentes para identificar casos de violência urbana e foragidos da polícia, além de ajudar a encontrar pessoas desaparecidas. A ferramenta inovadora já contabiliza 1.033 criminosos foragidos capturados, além de 2.283 presos em flagrante e 58 pessoas localizadas.

Ministério dos Transportes autoriza São Bernardo a ampliar Faixa Azul para Av. 31 de Março

Crianças expressam o que querem para a cidade por meio da arte: Pincel Mágico fica em Mauá até o dia 27