Comitiva liderada pelo chefe do Executivo de São Paulo conheceu as instalações do maior complexo de inovação tecnológica da China nesta quarta-feira (23)
Em seu primeiro dia de agenda oficial à China, a comitiva da grande missão oficial liderada pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, visitou o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Huawei, em Xangai. Secretário de Segurança Urbana de São Paulo, Orlando Morando, compõe o grupo, dedicado à troca de experiências na área de inovação, com foco especial na segurança.
A comitiva percorreu as instalações do maior complexo de inovação tecnológica chinês, inaugurado em 2024, com área de cerca de 160 hectares, 104 prédios, e que abriga cerca de 40 mil colaboradores. A empresa é líder em infraestrutura para tecnologia da informação e da comunicação e dispositivos inteligentes.
“É uma estrutura impressionante. Para se ter uma ideia do tamanho, é preciso circular de trem pelo centro de pesquisa. Não temos dúvidas de que o caminho para o desenvolvimento é a inovação tecnológica e nosso intuito é estar sempre conectado com o que temos de mais avançado no mundo. Em São Paulo, o uso da inteligência artificial, por meio do Smart Sampa, vem motivando avanços concretos da segurança urbana e nosso objetivo é evoluir ainda mais”, destaca Orlando Morando.
Na ocasião, o prefeito Ricardo Nunes iniciou as tratativas para uma parceria com a Huawei para implementar em São Paulo um sistema inovador para o carregamento de ônibus elétricos para reduzir a dependência da infraestrutura de carregamento utilizada atualmente.
Outras agendas
A comitiva também marcou presença no “Summit Valor Econômico Brazil-China”, onde o prefeito Ricardo Nunes participou do painel “Cidades Inteligentes: tecnologia e inovação, exemplo para o mundo”, destacando, inclusive o funcionamento do Programa Smart Sampa, e de reunião com o Banco da China para a concretização de acordo de uma linha de crédito de US$ 100 milhões para aquisição de mais ônibus elétricos para o sistema municipal de transporte.
A missão oficial da Prefeitura de São Paulo à China e ao Japão será realizada entre os dias 20 de abril e 1º de maio. Além do prefeito Ricardo Nunes e do secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando, o grupo conta com os secretários municipais de Governo, Edson Aparecido, e Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart.
Smart Sampa
Considerado o maior sistema de monitoramento da América Latina, o Smart Sampa usa o reconhecimento facial de câmeras inteligentes para identificar casos de violência urbana e foragidos da polícia, além de ajudar a encontrar pessoas desaparecidas. A ferramenta inovadora já contabiliza 1.033 criminosos foragidos capturados, além de 2.283 presos em flagrante e 58 pessoas localizadas.