Evento uniu sustentabilidade, saúde animal e adoção responsável no Complexo Ayrton Senna
Ribeirão Pires promoveu, neste último sábado (12), mais uma edição do projeto Tigela Cheia, reunindo ações de sustentabilidade, cuidado animal e solidariedade. Realizado na Tenda Multicultural do Complexo Ayrton Senna, o evento, organizado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Clima, Meio Ambiente e Habitação, arrecadou 250 quilos de garrafas PET, possibilitou a adoção de 17 animais e a aplicação de 100 vacinas antirrábicas em cães e gatos.
Todo o material PET arrecadado será destinado à Cooperpires, cooperativa de reciclagem da cidade. A ação integra as estratégias do município para promover a economia circular e reduzir os impactos ambientais do descarte incorreto de plásticos.
O secretário de Clima, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Temístocles Cristofaro, comemorou o sucesso da edição. “O Tigela Cheia é um projeto que une educação ambiental, combate ao descarte irregular de plástico e apoio aos tutores de pets. É uma ação completa, que envolve toda a comunidade”, afirmou.
Além de conscientizar sobre a importância da reciclagem, o evento beneficiou tutores com a troca de resíduos por ração animal, totalizando 250kg de comida para pet, e garantiu a imunização gratuita dos pets contra a raiva. Ao todo, 74 cães e 26 gatos foram vacinados durante o evento, ação realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses.
O evento contou, também, com a Feira de Adoção de Cães e Gatos. A iniciativa, feita em parceria com protetores independentes, resultou em 17 adoções responsáveis. Os animais estavam todos vermifugados e vacinados.
Para garantir que os pets adotados tenham um novo lar seguro e consciente, os adotantes passaram por uma triagem e receberam orientações sobre posse responsável. Informações sobre alimentação, saúde e bem-estar animal foram compartilhadas no momento da adoção.