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Obra de viadutos no Corredor ABD, em São Bernardo, avança com concretagem de pilares

Intervenção faz parte de pacote de intervenções que visam melhorar o trânsito na região da Paulicéia, Taboão e Rudge Ramos, além de facilitar o acesso à Rodovia Anchieta

Em mais uma ação que integra a celebração dos 100 primeiros dias de gestão Marcelo Lima à frente do Executivo, a Prefeitura de São Bernardo iniciou na manhã desta segunda-feira (14/4) a concretagem de dois pilares dos novos viadutos em construção no Corredor ABD. A obra, estratégica do ponto de vista da mobilidade urbana, tem como objetivo facilitar o deslocamento entre os bairros Paulicéia, Jordanópolis e Taboão, além de proporcionar um acesso mais ágil à Diadema e à Rodovia Anchieta.

O projeto compõe eixo do novo Corredor Ribeirão dos Couros. O custo total do pacote, viabilizado pela Secretaria de Transportes, Mobilidade e Infraestrutura, está estimado em R$ 151 milhões, incluindo neste escopo intervenções que já foram executadas, como a canalização do córrego Ribeirão dos Couros e alargamento das pistas. A previsão de conclusão é até 30 de junho de 2026. O prefeito Marcelo Lima, a vice-prefeita Jéssica Cormick e o titular da pasta responsável pela medida, Francisco Carone, acompanharam o começo da concretagem.

“É uma grande obra que vai interligar o Viaduto Estaiado, em execução na Avenida Robert Kennedy, que vamos entregar ainda este ano, com o viário do Ribeirão dos Couros e com o Corredor ABD. Entregaremos esse pacote completo para a população daqui a um ano e dois meses, quando já teremos inaugurado o Viaduto Estaiado e estará em obras um novo anel viário para a Anchieta”, destacou o chefe do Executivo municipal.

Os recursos para execução do Corredor Ribeirão dos Couros são oriundos de financiamento federal e da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e contam com contrapartida municipal: em torno de R$ 30 milhões. O prefeito Marcelo Lima acrescentou que essa obra “estava totalmente parada” em janeiro, quando iniciou o governo. “Esses pilares já são pilares que nós executamos desde o dia 1º de janeiro, e daqui a 40 dias já começa a colocação de módulos para a ponte”, completou. “É mobilidade urbana completa para São Bernardo, que impacta diretamente Diadema, São Bernardo e, principalmente os bairros Paulicéia, Taboão, Rudge Ramos e a ligação para Santo André”, finalizou.

ESTRUTURA – O projeto de construção dos viadutos no Corredor ABD prevê a implantação de duas estruturas de aproximadamente 500 metros de extensão cada, sendo um viaduto no sentido Diadema/Imigrantes e outro no sentido Santo André/Anchieta. Cada estrutura terá três faixas de rolamento.

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