Texto: Matheus Godoy
Na data que marcou o centésimo dia de Marcelo Lima (Podemos) à frente de São Bernardo do Campo, a prefeitura divulgou um balanço dos serviços realizados na área da Saúde, mais precisamente do programa Caravana da Saúde. De acordo com o Poder Público municipal, desde o início do ano foram 124.421 atendimentos realizados através da iniciativa, incluindo consultas com especialistas, procedimentos odontológicos, exames e cirurgias.
Ainda segundo a prefeitura, quando a atual gestão assumiu, no dia 01 de janeiro, havia uma fila de 94 mil procedimentos, entre exames e/ou consultas com especialistas. Cabe ressaltar que o programa Caravana da Saúde foi lançado no dia 25 de janeiro, com o objetivo diminuir as filas, ofertando exames de tomografia sem contraste e ultrassom.
Já no dia 15 de fevereiro, o mesmo programa passou a realizar consultas com especialistas, exames e cirurgias, em mutirões aos sábados e domingos. A fila de tomografia, que antes era de 5447 exames, foi zerada nesse período.
“Desde o primeiro dia de trabalho, o pedido do prefeito Marcelo Lima foi para que a gente atendesse às pessoas com qualidade, respeito e agilidade. E é nisso que temos focado, todos os dias, temos equipes trabalhando aos sábados, domingos, até que a gente zere essas filas”, explicou o secretário de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn.
A meta é que os atendimentos represados do governo anterior sejam finalizados até o começo de julho deste ano.