Ações viabilizadas pela gestão Marcelo Lima vão transformar a realidade de mais de 2 mil famílias, com infraestrutura, segurança e o sonho da regularização fundiária se tornando realidade
Na data em que completou 100 dias à frente do Executivo, o prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, assinou nesta quinta-feira (10/4) a ordem de serviço para a segunda etapa das obras de urbanização do Parque Imigrantes, região do Batistini. O ato, realizado na Rua Manaus, simboliza um compromisso sensível e concreto com as famílias da região e marca um novo ciclo de transformação urbana e social no município.
A iniciativa, executada por meio da Secretaria de Habitação de São Bernardo, vai beneficiar aproximadamente 2.050 famílias, com um amplo pacote de intervenções voltadas à melhoria das condições de vida e à regularização fundiária da comunidade. O investimento total da obra é de R$ 28,5 milhões, com prazo de execução de 18 meses, e recursos provenientes majoritariamente do FGTS, além da contrapartida da Prefeitura. As intervenções são fundamentais para garantir segurança, acessibilidade e qualidade de vida à população local, e fazem parte de uma série de ações estratégicas voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável e humano em São Bernardo.
O prefeito Marcelo Lima destacou a importância do momento. “Com muita responsabilidade e sensibilidade, temos olhado para as pessoas. Celebrar os 100 primeiros dias com a assinatura desta ordem de serviço é reafirmar nosso compromisso com a dignidade das famílias de São Bernardo. O Parque Imigrantes é um símbolo de luta e perseverança, e agora será também um símbolo de esperança e transformação.”
Entre os serviços previstos estão obras de infraestrutura urbana, sistema viário com adequação de vias, contenção de encostas, macrodrenagem, instalação de redes públicas (água, esgoto, energia e iluminação), além de paisagismo, recuperação ambiental e ações voltadas à mobilidade e acessibilidade.
De acordo com a secretária municipal de Habitação, Frida Waidergorn, essa segunda fase amplia os avanços iniciados anteriormente. “A primeira etapa já está em andamento, e agora damos início à segunda, com foco também nas áreas de risco. O objetivo é concluir todo o projeto com a regularização fundiária do Parque Imigrantes, promovendo mais segurança e dignidade aos moradores”, concluiu.
SONHO – Em meio ao público presente na agenda, a emoção da moradora Mariléia Teixeira de Almeida, que vive há 30 anos no bairro, traduziu o sentimento coletivo da comunidade. “Isso é um sonho. Um sonho de cada morador, o meu sonho. Esse é um bairro bom, tranquilo, que tem tudo. Quando eu vim pra cá era muito difícil, mas ver isso hoje… vocês nem imaginam a minha alegria. Amo esse Parque Imigrantes e espero que tudo isso realmente se concretize. Vai ficar ainda melhor. Glória a Deus!”